Você está aqui: Página inicial > Acessibilidade > PROEN > Subprojeto - Química

Subprojeto - Química

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Terça, 14 de Julho de 2015, 10h24 | Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2015, 08h23

Coordenadores:

Luis Alberto Echenique Dominguez

Viviane Maciel da Silva Tavares

Atividades a serem desenvolvidas em 2014/2015:

Tabela Periódica: Desenvolvimento e confecção de uma tabela periódica interativa com isopor, cartolina, tecido e velcro, com os símbolos dos elementos e suas principais características em uma forma destacável e sobreponíveis, de forma que os alunos possam manipulá-los na tabela e fora dela, possibilitando o estudo das diversas propriedades periódicas, relacionando-as com o número atômico e o grupo a que pertencem os elementos.

Tabela Periódica II: Desenvolvimento e confecção de uma tabela periódica interativa em computadores. Esta ferramenta será feita pelos bolsistas alunos da escola conveniada uma vez que os alunos sentem uma grande aproximação com o uso de mídias digitais. O mais importante nesta etapa é a coleta e discussão das informações (mais precisamente o processo de construção do conhecimento) que farão parte da tabela do que a utilização desta depois de pronta, uma vez que já existem diversas destas disponíveis na internet.

Química orgânica: Desenvolvimento de aulas tradicionais, demonstrativas e práticas de química orgânica, com ênfase em compostos presentes no nosso dia-a-dia e que podem afetar tanto o nosso organismo como o meio ambiente, despertando o interesse pela educação ambiental. Serão definidos temas que possuam relação com o cotidiano dos alunos, aproximando o estudo da química e a vivência dos alunos, segundo referências de Ático Chassot.

Físico-química: Desenvolvimento de aulas demonstrativas abordando a físico-química com material de uso cotidiano, possibilitando a visualização de fenômenos químicos como uma parte integrante do dia-a-dia. No ensino de química, pode-se destacar a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida com a realidade a sua volta. A visualização, na impossibilidade da realização, de experimentos representa uma ferramenta para que o aluno possa estabelecer a dinâmica e indissociável entre teoria e prática.

Físico-química II: Desenvolvimento de práticas de físico química como cinética, equilíbrio, pH, hidrólise, produto de solubilidade e eletroquímica já que é de conhecimento dos professores o fato da experimentação despertar o interesse dos alunos. Além de comprovar a experiência, objetiva-se apresentar o método científico, instigando os alunos a formularem hipóteses, testá-las, analisá-las confrontando-as com a hipótese inicial para a chegada a uma conclusão ou a formulação de novas hipóteses.

Educação Ambiental: Serão desenvolvidas atividades junto com as outras licenciaturas com a temática ambiental. O(s) assunto(s) a ser(em) abordado(s) será(ão) segundo as demandas apresentadas pela realidade da(s) escola(s) conveniada. Estas atividades serão desenvolvidas com grupos de no máximo quatro bolsistas de iniciação à docência de cada licenciatura e havendo o revezamento dos coordenadores de área e supervisores em cada grupo.