Você está aqui: Página inicial > Acessibilidade > Últimas notícias > Galeria Experimental promove exposição Redesenhando Alvorada

Galeria Experimental promove exposição Redesenhando Alvorada

Público está convidado a visitar a mostra a partir desta terça-feira

• Escrito por Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 16h14
  • Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 16h24

"Alvorada é uma daquelas cidades que 'não tem nada'. Daquelas que a mídia insiste em dar visibilidade quando o assunto é crime e violência, e os próprios moradores acabam quase convencidos de que a cidade é menos.” Já em seu texto de apresentação, a exposição Redesenhando Alvorada mostra o senso comum que o jornalista e ilustrador alvoradense Pablo Aguiar decidiu questionar. A partir das 18h30min desta terça-feira (23) o público poderá conferir o olhar do artista sobre sua cidade, na Galeria Experimental do Câmpus Sapucaia do IFSul.

A exposição ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h45min, até o dia 10 de maio. A entrada é gratuita. A abertura oficial nesta terça contará com a presença do artista, que é formado em Comunicação Digital e Design na Unisinos, e em Artes, na Universidade del País Vasco (Espanha). Entre os prêmios já recebidos por Pablito está o primeiro lugar no 25º Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Sidi), em 2018.

A ideia de redesenhar Alvorada começou a ser gestada quando Pablito morava na Espanha, e procurava conhecer o país. Ao retornar, percebeu o quão pouco conhecia e valorizava sua cidade natal. Depois de entrevistar moradores, transformou as histórias em quadrinhos, apresentados na publicação “Alvorada em Quadrinhos”, que virou parte do currículo nas escolas municipais da cidade.

Para a equipe da Galeria Experimental o visitante, "ao conhecer Alvorada, se reconhece, se percebe como um daqueles personagens, ou relembra das pessoas de sua própria cidade, dos seus invisíveis... do pôr do sol que não vê. Muito provavelmente sairá de lá não só com outra percepção de Alvorada, mas da sua própria cidade e, assim, de si”. Aqueles que desejarem ir além e também redesenhar sua própria cidade, podem compartilhar as imagens com a hastag #RedenhandoMinhaCidade, e assim também fazer parte da exposição.