Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Turma da Administração organiza evento para crianças da Acapass

Turma da Administração organiza evento para crianças da Acapass

Vinte crianças de entre um e 14 anos participaram da festa junina organizada no saguão do Câmpus Sapucaia

• Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 14h39
  • Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2017, 14h42

Na tarde do último sábado (01) o saguão do Câmpus Sapucaia foi invadido por risadas infantis. Vinte crianças da Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (Acapass), junto com os filhos dos alunos e professores da turma 1F do Técnico em Administração, divertiram-se na festa junina organizada pelos estudantes especialmente para os meninos e meninas atendidos pela ONG. A ideia do evento surgiu em um dos projetos da disciplina de Formação Profissional 1, da professora Daniele de Souza.

A disciplina incita os alunos a promoverem dois projetos especiais durante o semestre. Um deles é voltado à integração com os professores, pelo qual foi realizada uma festa a fantasia no início do semestre que, além de promover a aproximação do grupo, auxiliou os alunos a trabalharem temas como organização e questões financeiras. A segunda proposta contempla o auxilio a um projeto social, pelo qual a turma escolheu a Acapasss. A ideia da festa junina no Câmpus veio após o primeiro contato, quando a entidade comentou que as crianças gostariam de fazer algo fora da casa onde eles vivem.

Com entre um e 14 anos de idade, as crianças atendida pela ONG aproveitaram as atrações organizadas pelos estudantes da 1F, como o teatro de fantoches e os brinquedos infláveis, pipocas e alguns docinhos. Além da festa, houve um momento de apresentação da escola. “Decidimos fazer esta atividade no Instituto, já que temos crianças que em breve terão idade para ingressar nos cursos do Câmpus, e trazê-los para cá e apresentar a escola é uma forma de mostrar que eles podem vir estudar aqui. Acreditamos que a escola pode fazer a diferença na vida destas crianças”, comentou a professora Daniele de Souza.

Acapass

A Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (Acapass) é uma organização não governamental (ONG) de caráter filantrópico que acolhe crianças de 0 à 16 anos de forma provisória. Estas crianças passam a viver no abrigo a partir de uma medida protetiva de acolhimento institucional, devido ao abandono ou a casos em que as famílias encontram-se impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado e proteção, conforme rege o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA (ECA, Art. 101).

A casa atua há 10 anos, e já atendeu cerca de 665 crianças no munícipio, fornecendo as crianças, além do acolhimento, cuidado integral, apoio psicológico e pedagógicos, assim como assegurando-lhes reintegração à família de origem, extensa ou a partir do encaminhamento para família substituta (adoção).

A Acapass atua 24hs por dia, ou seja está sempre aberta para receber as crianças/adolescentes que chegam até lá necessitadas de amparo, contando com uma estrutura para atender 20, com capacidade máxima de até 25 crianças e adolescentes.

(Fonte: acapass.org.br)