Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário em Bento Gonçalves debate futuro dos institutos federais

Seminário em Bento Gonçalves debate futuro dos institutos federais

Câmpus Sapucaia representou o IFSul no evento, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos IFs

• Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 15h02
  • Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 15h03

O futuro dos institutos federais de educação, que têm sofrido pesados cortes orçamentários, foi debatido por dirigentes da rede federal do Estado, lideranças políticas e comunidade acadêmica no último dia 19, em Bento Gonçalves, durante o seminário A Educação no Desenvolvimento Regional, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul. O diretor-geral do Câmpus Sapucaia, Mack Léo Pedroso, e o chefe de gabinete Rafael Silveira estiveram presentes representando o IFSul.

A mesa de abertura do Seminário foi formada pelo deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, coordenador da Frente Parlamentar, pelos deputados federais Henrique Fontana e Maria do Rosário, pelo Reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, e pela Reitora da UERGS, Arisa Araujo da Luz, que abordaram os cortes orçamentários, os contingenciamentos e o congelamento de gastos públicos que afetam o funcionamento dos IFs.

O professor Eliezer Pacheco, secretário da SETEC/MEC entre 2005 e 2012, período de implantação dos Institutos Federais, foi o palestrante do Seminário. Ele apresentou a trajetória dos IFs, destacando que estes possuem uma institucionalidade diferente das universidades por oportunizar o ensino técnico, a graduação e pós-graduação, tendo a inclusão social entre os principais objetivos.

Os participantes salientaram a importância de uma grande mobilização dos servidores, alunos, pais e comunidade em defesa do ensino público gratuito e de qualidade dos Institutos Federais. A ideia é promover outras edições do Seminário da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação em outros municípios do estado.