Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sapucaia recebe intercambista japonesa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sapucaia recebe intercambista japonesa

Usako Kaneda será aluna do Técnico em Eventos por duas semanas

  • Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 14h45
  • Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2017, 14h53

Desde terça-feira (02) uma estudante japonesa está entre os alunos da turma 2L do curso Técnico em Eventos: Usako Kaneda participará de todas as atividades regulares do curso pelas próximas duas semanas. A jovem realiza intercâmbio no país pela AFS Intercultura Brasil, ONG que possui convênio com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Depois de estudar por nove meses em uma escola estadual de Salvador, na Bahia, ela ficará uma temporada em Sapucaia, antes de retornar ao Japão.

A aluna conta que tinha desejo de conhecer a América do Sul e aprender as línguas latinas, por isso a opção pelo Brasil. “Me interessei pela cultura, pelas pessoas. É tudo bem diferente do Japão e da Ásia, e por isso eu queria conhecer”, diz. Além de Salvador e agora Sapucaia, Usako também passou duas semanas em Campinas, São Paulo, o que a permitiu vivenciar a diversidade cultural brasileira.  “Sabia que no Brasil cada região tinha sua cultura e muitas diferenças, e gostei muito disso”.

A jovem chegou na última quinta-feira à Sapucaia, onde está hospedada na casa de uma família. Além de visitar cidades da região, espera que este período como estudante do IFSul seja produtivo para conhecer um pouco do curso Técnico em Eventos. “Nunca estudei em escola técnica então acho que pode me trazer um aprendizado importante”, projeta.

Entre os pontos negativos da experiência Usako, que nunca havia viajado para fora do Japão, conta que ficou surpresa com a sujeita e com a pobreza vista nas ruas de Salvador. “Sabia que existiam favelas, mas não achei que fossem tantas. Minha visão de mundo mudou”, revela.

Na avaliação do coordenador do Núcleo de Assuntos Internacional (NAI) do Câmpus, Gisvaldo Araújo-Silva, o recebimento de estrangeiros no câmpus é benéfico não apenas para o intercambista, mas especialmente para o instituto. “São estabelecidas trocas linguísticas e culturais muito valiosas. É uma oportunidade de conhecer e conviver com o diferente, além de procurarmos pontos e valores em comum. Nesse confronto entre diferenças e semelhanças, é possível questionarmos quem somos e por que agimos de uma forma e não de outras”, pondera ele, ao frisar que esta convivência é um exercício de tolerância. “Ampliarmos o nosso repertório quanto a compreensão de como o mundo funciona e qual o nosso papel em sua construção.”

 

Intercâmbios

 

A vinda da estudante de Tókio à Sapucaia foi viabilizada por meio da AFS Intercultura Brasil, que desde 2016 possui convênio com o Conif. Em junho daquele ano o reitor do IFSul, Marcelo Bender Machado, e a presidente da AFS, Ann' Andreza de Carvalho Martins, assinaram um protocolo de intenções possibilitando o envio e recebimento de alunos e professores em intercâmbio.

No início deste ano começaram as tratativas entre a presidente do comitê do Vale do Sinos da AFS e representantes do Câmpus Sapucaia, por meio do Núcleo de Assuntos Internais, para recebimento de estudantes estrangeiros em Sapucaia. “Ficou acordado que receberíamos Usako, por duas semanas, e outras duas alunas por seis meses. Todas em 2017”, relata Gisvaldo. As próximas duas visitantes serão italianas, que ficarão hospedadas em casas de famílias da região e farão intercâmbio durante todo o segundo semestre - uma no curso Técnico de Informática e outra no de Eventos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página