Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Egresso da EJA é aprovado na UFRGS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Egresso da EJA é aprovado na UFRGS

Estudante concluiu o Técnico em Administração no Câmpus Sapucaia e conquistou vaga na universidade

  • Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2017, 10h42
  • Última atualização em Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 12h05

 

Aos 45 anos o estudante Hermes Inácio Gonçalves acaba de realizar um de seus maiores sonhos: foi aprovado para o curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A jornada até esta conquista incluiu três anos, entre 2012 e 2014, como estudante do Técnico de Nível Médio em Administração do Câmpus Sapucaia do IFSul, o que faz dele um dos primeiros ex-alunos a ingressar em uma universidade pública.

 

Após um período afastado dos bancos escolares, foi o curso Técnico em Administração, ofertado na modalidade Educação de Jovens e Adultos, que viabilizou a retomada de sua vida acadêmica. Além da formação em sala de aula, quando esteve no IFSul Hermes também estagiou no setor de Compras, além de participar das atividades práticas do curso, como os projetos integradores. Segundo o estudante, natural de São Leopoldo, esta formação o marcou profundamente. “Ter tido a vivência que tive aqui no Câmpus foi muito importante. Colegas e professores me deram força, o curso fez com que eu acreditasse em mim, que eu poderia fazer mais coisas. Com este intuito, fui em frente”, revela.

 

Logo que concluiu o ensino médio técnico, e já com o objetivo de cursar Arquivologia, Hermes começou a se preparar com ajuda do pré-vestibular da Ongep, Organização Não Governamental para Educação Popular. Dois anos depois chegou a tão batalhada vaga na universidade pública. “Tenho 45 anos e entrar na UFRGS agora é alcançar meu sonho como estudante. Sinto-me realizado com esta aprovação”, diz.

 

Para o coordenador do Técnico em Administração, Guilherme Reichwald Jr., a história de Hermes afirma o papel social dos Institutos Federais, especificamente na educação de Jovens e Adultos, de oportunizar a educação básica e a qualificação profissional às pessoas que não estão na relação idade/escolarização prevista em lei. “No caso do Hermes é um processo de verticalização: ele fez um curso técnico em Administração e está seguindo na área com a Arquivologia”, comenta, ao projetar que a conquista do ex-aluno deverá inspirar os colegas que também alimentam este desejo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página