Ponte de espaguete construída por alunos suporta 243 quilos
A competição testa princípios da engenharia estudados em aula
Uma ponte construída exclusivamente com macarrão e cola suportou 243 quilos e venceu, na noite desta quarta-feira (30), no saguão do Câmpus, a Competição de Pontes de Espaguete. O projeto e construção da estrutura vencedora superou o recorde de 2015, de 216 quilos. A atividade integra a disciplina de Mecânica dos Sólidos 2, ministrada pelo professor Tomaz Fantin de Souza para os estudantes do quinto semestre de Engenharia Mecânica, contou com apoio do professor Carlos Bork.
Segundo Tomaz a competição exige noções de cálculo, de projeção e construção de pontes e ajuda a provar a resistência dos materiais. “A massa e a cola simulam perfeitamente o material de uma ponte de verdade, feito com concreto e aço”, explica. O aluno Felipe Chitolina, um dos responsáveis pelo projeto campeão, exalta a validade da iniciativa. “Conseguimos colocar o conhecimento teórico na prática”, diz.
Na última sexta-feira (25) alunos do terceiro semestre já tinham participado do mesmo desafio, e também quebraram o recorde obtido pela turma do ano passado – a ponte vencedora suportou 239 quilos. Para Tomaz, o melhor resultado obtido pelos estudantes do quinto semestre se explica por eles já terem realizado a atividade anteriormente, somado ao fato de possuírem outros instrumentos de cálculo.
Ao todo participaram da competição 11 pontes, e foram apontados vencedores em três modalidades: a que suporta mais peso; a com melhor relação peso suportado x peso da ponte; e a com o design mais atraente.
Redes Sociais