Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Robótica do Câmpus Sapucaia do Sul organiza competição

Grupo de Robótica do Câmpus Sapucaia do Sul organiza competição

• Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 09h17
  • Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 09h40

O grupo de robótica do Câmpus Sapucaia, coordenado pelo professor Adriano Farias com a participação dos professores Carlos Wurzel, Vinícius Martins e Cassiano Matteussi, realizará no próximo sábado e domingo, 15 e 16 de outubro, a V Competição Brasileira de Robótica Educacional.

O evento está sendo organizado em parceria com o IFRS Câmpus Restinga e o Colégio Estadual Júlio de Castilhos. A expectativa é de presença de mais de 300 pessoas e já há 36 equipes inscritas para a competição com alunos e professores de diversos níveis de ensino, de escolas municipais, estaduais e federais de toda a região. O local do evento será a escola Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

A maioria das equipes estão foram preparadas para a COBRE através de uma nucleação de docentes que ocorreu em 2015 dentro do projeto de extensão Robótica Educacional: ensinando para a vida, coordenado pelo professores Adriano Farias do Câmpus Sapucaia e Roben Lunardi, do Câmpus Restinga. Nessa nucleação, docentes de 27 escolas públicas estaduais da região metropolitana participaram de cursos e atividades relativas à robótica para incentivo do uso dessa tecnologia em suas escolas e posterior participação na competição.

Os kits de robôs, pistas e demais ferramentas para a competição foram desenvolvidos pelos integrantes do projeto de extensão coordenado pelo professor Adriano, com a colaboração dos extensionistas do Campus Restinga, coordenados pelo professor Roben. Durante a competição todos os inscritos receberão os mesmos equipamentos, fazendo com que as condições técnicas para a realização das provas sejam iguais para todos, o que colabora para o processo de aprendizagem e troca de experiências entre estudantes.

O Grupo de Robótica do Câmpus Sapucaia

Atualmente o grupo de robótica do Câmpus conta com cerca de 40 alunos de todos os cursos integrados. As atividades se dividem entre robótica livre e robótica Lego e os encontros ocorrem todas as segundas e terças-feiras a tarde, desde o mês de maio de 2016 e irão até dezembro. Os estudantes são preparados para o uso da robótica como ferramenta tecnológica e para participar de diversas olimpíadas, entre elas a Cobre. Segundo Adriano Farias, "A robótica educacional incentiva alunos a desvendarem um novo mundo de possibilidades que os prepararão para o futuro como cidadãos. Através da Competição Brasileira de Robótica Educacional objetiva-se desenvolver o trabalho em grupo, a inovação, a criatividade e a interação/integração entre os integrantes das equipes oriundos das mais diversas instituições de ensino.".