Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Por que o câmpus realiza atividades de mobilização hoje?

Por que o câmpus realiza atividades de mobilização hoje?

Texto que veicula o ponto de vista de servidores e estudantes do Câmpus Sapucaia do sul - IFSul

• Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 12h58
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2016, 13h11

Os técnico administrativos, docentes e estudantes do Câmpus Sapucaia do IFSul estão mobilizados em Defesa da Educação e dos IFs. O dia 05 de outubro foi escolhido para unificar, no Brasil, as manifestações contra as medidas que atacam a educação, como a PEC 241, a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio, a PLP 257 e o Projeto de Lei  Escola sem Partido. Cabe lembrar que a PEC 241 congela os investimentos do governo em educação e saúde durante 20 anos, além de desvincular os lucros do Pré-Sal aos investimentos na educação brasileira; a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio retira a obrigatoriedade de disciplinas universais - assim consideradas aqui e em outros países -, além de ter sido assinada sem consulta aos profissionais de educação e à comunidade acadêmica; a PLP 257 impede a realização de concursos públicos e eleva a contribuição previdenciária; e o Projeto de Lei Escola sem Partido proíbe o pensamento crítico, o exercício da ciência e a livre expressão dos membros da comunidade acadêmica.

MOBILIZAÇÂO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO - Quarta-feira (05/10/2016)

Manhã (8h e 30 min):

- Café colaborativo;

- Preparação de materiais para a tarde e noite (Faixa/Banner para a entrada do campus);

- Atividade cultural (Sarau) + Ato simbólico do enterro da Educação  (roupa preta);

- 11 horas: Enterro simbólico da educação brasileira.

Tarde (14h):

- Assembleia para discutir a PEC 241, a PL257 e a MP da Reforma do Ensino Médio;

- Construção de estratégias de pressão e calendário de atividades em Defesa dos Institutos Federais.

Noite (19h):

- Assembleia para discutir a PEC 241, PL257 e a MP da Reforma do Ensino Médio com pais, responsáveis e estudantes;

- Construção de uma nova data de debate.