Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do 6º semestre do curso de Administração EJA-EPT desenvolvem cooperativa para Produção de Velas Aromáticas Terapêuticas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do 6º semestre do curso de Administração EJA-EPT desenvolvem cooperativa para Produção de Velas Aromáticas Terapêuticas

O projeto visa proporcionar aos estudantes uma compreensão prática da gestão de um empreendimento, desde a criação até o encerramento das atividades.

  • Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2024, 19h47
  • Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2024, 19h56

Estudantes do 6º semestre do curso técnico em Administração da modalidade EJA-EPT estão realizando uma experiência de aprendizagem na área de gestão empresarial. O projeto, intitulado Cooperativa Estudantil Aromas e Sensações (COOPERAS): Uma Experiência Educativa de Sucesso, tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência prática no gerenciamento de um empreendimento, desde a concepção até a execução e encerramento das atividades.

Sob a supervisão das professoras Janaina Marques, Márcia Cézere e Dalila Colatto, e do professor Felippe Tota, os estudantes criaram a Videluz, uma vela aromática terapêutica personalizada. O produto representa equilíbrio, harmonia e bem-estar, valores da cooperativa, e tem como slogan "Equilíbrio e harmonia a uma chama de distância".

O projeto envolve a criação e a gestão de um negócio de forma colaborativa, e ao longo da atividade, os alunos são desafiados a tomar decisões estratégicas nas áreas de Gestão de Pessoas, Produção, Marketing e Finanças. Além disso, a turma se organiza em uma estrutura cooperativa, elegendo diretores e representantes, estabelecendo parcerias e cuidando das rotinas administrativas do empreendimento.

A professora Janaina Marques destaca a resiliência dos estudantes, que, apesar das dificuldades impostas pela catástrofe climática que afetou o Rio Grande do Sul e diminuiu o número de encontros presenciais, estão conduzindo o projeto com grande dedicação e competência. A docente afirma que este trabalho oferece uma experiência real de gestão que permite que os alunos lidem com desafios diários e aprendam com a prática.

Ao final do projeto, os estudantes irão apresentar um Relatório Técnico onde compartilharão suas experiências, reflexões e sugestões para o aprimoramento da atividade nos próximos semestres. A experiência tem se mostrado uma importante ferramenta de aprendizado, capacitando os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que valoriza a prática organizacional colaborativa.

A Videluz está sendo comercializada no saguão do IFSul câmpus Sapucaia do Sul, e ao adquiri-la, os clientes não apenas garantem um produto de qualidade, mas também se tornam parte dessa jornada educativa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página