Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota à comunidade em relação a greve

Nota à comunidade em relação a greve

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 19h32
  • Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2024, 19h32

Servidoras, servidores, estudantes e comunidade externa do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul

Em consonância com o movimento paredista que vem ocorrendo em nível nacional em diversas universidades e institutos federais, o Sinasefe, sindicato que representa majoritariamente os servidores do IFSul deflagrou greve da categoria a iniciar-se nesta quarta-feira, 03/04/2024 em todas unidades do IFSul.

A Direção Geral do campus Sapucaia do Sul respeita o direito de greve dos servidores e reconhece a justiça de suas pautas, bem como as decisões individuais de cada um de aderir ou não ao movimento.

Neste sentido, realizamos hoje (02/04) reunião com Sinasefe para dialogar nas questões referentes ao campus, onde apontamos a posição da direção em relação à manutenção do calendário letivo, mas com o compromisso de que, conforme o desenvolvimento da greve, chamar à comunidade acadêmica para avaliar a possibilidade de interrupção no futuro próximo.

Reunimos também com a direção do Grêmio Estudantil e do Diretório Acadêmico para apontar nossa posição bem como ouvir os anseios dos estudantes neste processo.

Temos enfatizado a todos neste momento a constante necessidade de diálogo e de avaliação do processo ao longo de seu andamento, sem precipitações, pois tanto é importante se considerarmos os aspectos legais que envolvem uma greve, como as relações entre os membros da nossa comunidade e os compromissos da instituição com a sociedade.

Teremos reunião de Colégio Dirigente (CODIR) do IFSul nesta quinta-feira, para avaliação e orientação institucional por parte da Reitoria em relação, e iremos avaliando o cenário local nestes primeiros dias, dialogando com as representações e as instâncias acadêmicas e a comunidade, para encontrar a melhores soluções possíveis.

Turmas que eventualmente estejam sem aulas em alguns períodos podem aproveitar este tempo para atualizar as tarefas das demais disciplinas, mas também em diálogo com as entidades estudantis, estaremos buscando outras possibilidades.

Solicito que as dúvidas mais individuais, sobretudo de estudantes e seus familiares, sejam enviadas para o e-mail ss-dirger@ifsul.edu.br no período da greve, para buscarmos responder, mas tão logo o cenário esteja mais claro, emitiremos orientações coletivas a comunidade.

Pedimos a compreensão de toda comunidade acadêmica e externa que no período em que durar a greve, um conjunto de atividades cotidianas não estarão ocorrendo e não haverá atendimento rápido às demandas não essenciais.

Atenciosamente,

Fabio Roberto Moraes Lemes