Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sapucaia recebeu eventos integrados 9°ENGBRASIL - 12°INOVTEC e 2°WMAE

Sapucaia recebeu eventos integrados 9°ENGBRASIL - 12°INOVTEC e 2°WMAE

Confira o balanço dos eventos

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 09h56
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 18h25

Na semana passada foram realizados os eventos integrados 9°ENGBRASIL/12°INOVTEC/2°WMAE no Câmpus Sapucaia do Sul, com o objetivo de troca de experiências entre instituições/empresas, profissionais, pesquisadores, estudantes e demais interessados em aprimoramento, troca e reciclagem de conhecimentos com foco em inovações tecnológicas. Os eventos foram prestigiados por mais de 500 participantes, com 32 horas de atividades divididas em 16 palestras, quatro minicursos, cinco mesas redondas e 20 apoiadores institucionais, além da arrecadação de mais de 200Kg de alimentos não perecíveis arrecadados em prol da ONG Comitê de Cidadania de Sapucaia do Sul.

Os eventos integrados EngBrasil23/12°INOVTEC/2°WMAE iniciaram dia 21 de novembro, às 14h, e se estenderam com várias atividades como palestras, minicursos, apresentações de trabalhos (orais e poster) e exposições, até a noite de sexta-feira, dia 24. A cerimônia de abertura foi realizada dia 21 de novembro, terça-feira, com a presença de autoridades e convidados, e dentre eles, o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Osório Coelho, e a Secretária de Inovação do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp.

Importante ressaltar a presença de renomados pesquisadores, palestrantes e profissionais em diversas áreas, como o presidente da ABINOX (Associação Brasileira de Aço Inoxidável), Paulo Andrade, o presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia, Rodrigo Félix, o vice-presidente da Associação Brasileira de Corrosão, Luiz Paulo Barreto, bem como representantes da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), Denise Veiga, e da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não-Destrutivos), Carlos Martins.

Ressalta-se que este evento é fruto dos esforços e do empenho de muitas e muitos servidores e estudantes do IFSul e de outras instituições parceiras no Brasil como a RedePDIMat (Rede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais) com sede na UFRN, promotora dos eventos junto com o IFSul. Atuaram na Comissão Organizadora, a coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia, Marineiva Manganeli, o Coordenador Geral do Evento e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSul, Vinícius Martins,  o professor do IFSul Sapucaia, Pedro Hernandez Jr., a professora da PUC-Minas, Karina Barcellos, o Coordenador da RedePDIMat e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor Sérgio Barra, a coordenadora da Organização Júnior e estudante de Engenharia Mecânica, Natiéli Verônica, e a presidente do Diretório Acadêmico dos estudantes Janaína Corneli.