Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus Sapucaia participam da 5ª Feira Binacional de Tecnologia em Santana do Livramento e Rivera

Projetos apresentados obtém prêmios de menção honrosa

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 12h23
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 12h33

Entre os dias 25 e 27 de outubro uma delegação de estudantes do IFSul - Cãmpus Sapucaia do Sul, participou da  5ª FEBITEC (Feira Binacional de Tecnologia). Realizada nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, nos câmpus do IFSul e da UTEC - Universidad Tecnológica del Uruguay, a feira promove a integração de conhecimento e o intercâmbio cultural entre as instituições de ensino brasileira e uruguaia.

O Câmpus Sapucaia participou do evento com a apresentação de cinco trabalhos, desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos em Plásticos, Eventos, Informática e da graduação em Engenharia Mecânica. Três dos cinco trabalhos apresentados foram premiados com menções honrosas em suas categorias. A delegação do Câmpus, formada pelas/os estudantes Amanda Grangeiro, Gabriela Modrow, Raíssa Brum, Mariana Hoch, Bárbara Fagundes de Souza e Vinícius Tocchetto, foi acompanhada pelo professor Cristiano Linck.

Projetos Apresentados

ESTUDANTE

TÍTULO DO TRABALHO

CURSO

ORIENTADORA/ ORIENTADOR

Amanda Andrade Grangeiro

PROTÓTIPO DE DESSALINIZADOR POR OSMOSE REVERSA E POTABILIZADOR SOLAR DE ÁGUAS INSALUBRES E MARINHAS

Informática

Maria Helena Polgati Moreira

Gabriela Modrow Rafael da Silva

Eventos e representações da agropecuária: uma análise da Expointer RS

Cássia Aparecida Lopes da Silva

Raíssa Oliveira Brum

Educação escolar indígena no RS: um estudo das influências, metodologias e características das escolas Kaingang

Rafael de Oliveira

Mariana Hoch da Silva

Bárbara Fagundes de Souza

Brenda Dalla Vecchia Crestani

IDENTIFICA: PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO BIODEGRADÁVEIS PARA MELHORAR A ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Plástico

Carmen Iara Walter Calcagno

Luana Bolfe Concatto

Vinícius Sturzbecher Tocchetto

USO DE PEÇAS IMPRESSAS EM 3D NA ADAPTAÇÃO DE PELOTIZADORA PARA AUXILIAR NO ARREDONDAMENTO DE PARTÍCULAS CERÂMICAS

Engenharia

Carmen Iara Walter Calcagno

Menção Honrosa

Os seguintes trabalhos foram premiados com menção honrosa em suas categorias: Eventos e representações da agropecuária: uma análise da Expointer RS; Identifica: Placas de identificação biodegradáveis para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual; Uso de peças impressas em 3D na adaptação de pelotizadora para auxiliar no arredondamento de partículas cerâmicas, foram premiados em suas categorias.

Relatos das estudantes

"A experiência foi incrível, de verdade, acredito que tudo que fazemos academicamente nos dá um retorno, tanto a parte da pesquisa quanto por conhecer lugares, pessoas. E essas participações em feiras nos ajudam muito na parte da comunicação, consequentemente isso nos prepara para o mundo, a maneira que vamos falar, ganhar confiança nas próximas etapas que tivermos que ser mais profissionais, etc. Além de trocar ideias entre os demais participantes, essa troca é maravilhosa." -Bárbara Fagundes de Souza

“Achei muito interessante poder conhecer estudantes de vários câmpus de diversos institutos federais que participaram da feira e também os estudantes uruguaios.”. - Mariana Hoch

É uma experiência realmente única, em feiras científicas temos uma troca de conhecimentos bem grande, mas especificamente nesse que é Binacional, na fronteira com o Uruguai, foi muito legal porque eles perguntavam sobre o Brasil e tivemos uma troca cultural também. É uma atividade que contribui para nossa formação porque mostra que além de produzir o que produzimos, ainda compartilhamos e exploramos mais oportunidades." - Raíssa Brum: