Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul oferece oportunidades de mobilidade acadêmica internacional
Convênios do IFSul com instituições de ensino estrangeiras possibilitam dupla diplomação
O incentivo à mobilidade acadêmica internacional é um dos destaques do curso de Engenharia Mecânica do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul é. O IFSul possui convênios com as universidades francesas Clermont Auvergne e Grenoble e com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. Os acordos entre as instituições também possibilitam a dupla validação dos diplomas dos estudantes, sendo reconhecidos no Brasil e nos países da União Europeia.
A parceria com as instituições de ensino francesas teve início em 2015, através do Brafitec, o Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros. 16 estudantes do Câmpus Sapucaia do Sul participaram do programa. Já o acordo com o Instituto Politécnico do Porto foi firmado em 2022. Os três primeiros estudantes do Câmpus a participar deste convênio embarcaram para Portugal em setembro do último ano. Além da conclusão da graduação, as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes serão equivalentes à dissertação de mestrado em Portugal.
O Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Marcus Vinicius Farret Coelho, destacou o caráter sociocultural da mobilidade acadêmica, “É importante uma visão sociológica e não apenas técnica dos intercâmbios. A mobilidade enriquece o currículo, põe os estudantes em contato com novas visões de mundo. O aluno tem um ganho para sua vida, as novas metodologias de ensino, conteúdos e o intercâmbio cultural muito grande faz com que ele retorne com esse acúmulo de conhecimentos e experiências.”. O Coordenador contou um pouquinho sobre os novos convênios que vêm por aí. Acordos para mobilidade acadêmica estão em andamento com a Universidade de Quebéc, no Canadá e com as universidades latino-americanas de La Plata, na Argentina e com a Universidade Católica do Chile.
Redes Sociais