Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul oferece oportunidades de mobilidade acadêmica internacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul oferece oportunidades de mobilidade acadêmica internacional

Convênios do IFSul com instituições de ensino estrangeiras possibilitam dupla diplomação

  • Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 09h44
  • Última atualização em Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 10h40

O incentivo à mobilidade acadêmica internacional é um dos destaques do curso de Engenharia Mecânica do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul é. O IFSul possui convênios com as universidades francesas Clermont Auvergne e Grenoble e com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. Os acordos entre as instituições também possibilitam a dupla validação dos diplomas dos estudantes, sendo reconhecidos no Brasil e nos países da União Europeia.

A parceria com as instituições de ensino francesas teve início em 2015, através do Brafitec, o Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros. 16 estudantes do Câmpus Sapucaia do Sul participaram do programa. Já o acordo com o Instituto Politécnico do Porto foi firmado em 2022. Os três primeiros estudantes do Câmpus a participar deste convênio embarcaram para Portugal em setembro do último ano. Além da conclusão da graduação, as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes serão equivalentes à dissertação de mestrado em Portugal. 

O Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Marcus Vinicius Farret Coelhodestacou o caráter sociocultural da mobilidade acadêmica, “É importante uma visão sociológica e não apenas técnica dos intercâmbios. A mobilidade enriquece o currículo, põe os estudantes em contato com novas visões de mundo. O aluno tem um ganho para sua vida, as novas metodologias de ensino, conteúdos e o intercâmbio cultural muito grande faz com que ele retorne com esse acúmulo de conhecimentos e experiências.”. O Coordenador contou um pouquinho sobre os novos convênios que vêm por aí. Acordos para mobilidade acadêmica estão em andamento com a Universidade de Quebéc, no Canadá e com as universidades latino-americanas  de La Plata, na Argentina e com a Universidade Católica do Chile.

registrado em:
Fim do conteúdo da página