Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Primeiros Encantos promoveu arte e integração no câmpus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Primeiros Encantos promoveu arte e integração no câmpus

Projeto de ensino integrou calouros do curso Técnico em Eventos

  • Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 16h45
  • Última atualização em Quarta, 02 de Novembro de 2022, 15h38

No último semestre letivo de 2022, os intervalos das terças, quartas e quintas-feiras no Câmpus Sapucaia do Sul foram embalados pelos talentos promovidos pelo Projeto Primeiros Encantos. O projeto de ensino surgiu com o objetivo principal de integrar os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados do câmpus. Organizado pelos estudantes dos primeiro anos do curso de Eventos, os calouros do curso exercitaram teoria e prática ao planejar, organizar e avaliar todos os processos envolvidos. 

A coordenadora do projeto, professora Raquel Caetano, explicou que o Ensino Médio Integrado tem como pressuposto a formação humana integral e que o projeto buscou articular conhecimentos da formação profissional com a dimensão cultural. Segundo a docente, o Primeiros Encantos promoveu "um protagonismo com participação autêntica dos estudantes no contexto escolar, contribuindo com proposições importantes à escola e aos estudantes". "Por outro lado, exercitamos a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe, tão necessários à formação integral do estudante", avaliou.

Raquel conta que o Primeiros Encantos surgiu como um pequeno projeto e foi tão exitoso que seus integrantes foram convidados a participar de outras iniciativas, como a recepção das escolas que visitaram o câmpus  e o Sarau da Biblioteca. A professora informou que uma segunda edição do projeto está sendo construída.

 

Visão dos Estudantes

Nicolly Hoch contou que a oportunidade  gerou uma experiência muito especial. "Como nós tivemos que cuidar de tudo, desde decoração a equipamentos e artistas, criamos as devidas responsabilidades para essa organização", comenta.

A estudante Yasmin Lopes disse que ver o projeto tomar forma foi o mais gratificante. "A cada inscrição e participação dos artistas e do público era um sentimento de orgulho e dever cumprido, além de um carinho enorme que se formou pelo projeto por parte de toda a equipe", disse.

Para Matheus Campos, a melhor parte foi "aquela adrenalina de querer mais e mais. A decoração deu muito trabalho, mas foi uma das partes mais satisfatórias para mim, nos envolvemos bastante para aquilo ficar perfeito - e acho que tivemos um ótimo resultado".

registrado em:
Fim do conteúdo da página