Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul oferta oficinas gratuitas de artesanato a mulheres de Esteio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul oferta oficinas gratuitas de artesanato a mulheres de Esteio

As oficinas são a terceira e última iniciativa do Projeto ReAÇÃO 

  • Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 14h06
  • Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2022, 15h01

Com o intuito de ofertar capacitação e incentivar ações empreendedoras solidárias, sobretudo entre mulheres, tiveram início no último dia 17 as oficinas de artesanato ministradas de forma gratuita para moradoras de Esteio. São oito modalidades: costura para iniciantes, costura avançada, tricô, crochê, pintura em gesso, pedraria, EVA e materiais recicláveis.

Batizada de Recomeçar, esta é a terceira e última etapa do projeto de extensão ReAÇÃO, desenvolvido pelo Câmpus Sapucaia do IFSul com aportes de recursos do Ministério da Educação, por meio de emenda parlamentar. O projeto visa contribuir para o enfrentamento das consequências socioeconômicas da pandemia da COVID-19, e possibilitar alternativas de geração de renda, de forma solidária e sustentável.

A primeira ação, Readaptar, foi concluída em março deste ano. A iniciativa apoiou o trabalho de mulheres costureiras, que produziram 3.750 máscaras para prevenção à Covid-19 - os itens foram doados à comunidade escolar das escolas públicas de Esteio. A segunda ação, Reforçar, concluída em junho, visou promover reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para 160 para estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino de Esteio.

Esta terceira etapa começou em setembro, com a seleção de artesãs para atuarem como oficineiras e as inscrições de mulheres da comunidade buscando capacitação - foram 40 vagas abertas. A ação foi desenvolvida no espaço da Praça CEU, em Esteio, e contou também com o apoio da Associação Artesul. Desde 17 de outubro começaram a ser ministradas as oficinas, que se estenderão até novembro.  

A coordenadora do projeto, Marineiva Manganeli, destaca a relevância de se promover ações que gerem conhecimento e capacitem as mulheres para desenvolver iniciativas capazes de se transformar em oportunidades de geração de renda. "Oficinas na área de artesanato podem trazer impacto imediato, uma vez que a partir do aprendizado de técnicas, mulheres podem aprender um novo ofício, além de promover o envolvimento com outras mulheres, aumentando suas redes de relacionamento", aponta. 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página