Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NOTA À COMUNIDADE: TRF4 suspende Ação Civil Pública que obrigava o retorno presencial das atividades letivas do IFSUL

Confira as orientações sobre as atividades pedagógicas e administrativas no Câmpus Sapucaia

• Publicado: Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 09h15
  • Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 09h18

NOTA À COMUNIDADE: TRF4 suspende Ação Civil Pública que obrigava o retorno presencial das atividades letivas do IFSUL

Nesta terça-feira, 01/02/2022, ao final do dia, o desembargador Rogério Favreto, do TRF4, emitiu decisão suspendendo a Ação que obrigava o retorno presencial das atividades letivas do IFSUL. Esta nova decisão judicial, em instância superior, deu-se justamente porque neste momento há uma elevação dos casos de contágio de COVID-19 de maneira que o Governo Estadual emitiu ALERTA no sistema de Monitoramento 3As para todas as regiões.

Restabelecida a autonomia institucional para reger seu retorno e seguindo a normativa interna, o IFSul Câmpus Sapucaia do Sul, atendendo a orientação do COE-E Local, irá realizar aulas remotas em todos os cursos nesta quinta e sexta-feira, dias 03 e 04 de fevereiro.

Para as próximas semanas (a partir de 07/02) será decidido semanalmente se as aulas são presenciais ou remotas, com base nas orientações da COE-E Local, sendo emitido comunicado toda sexta-feira sobre a condição das atividades na semana seguinte. Aulas práticas, entretanto, seguem liberadas para atividades presenciais, mantendo seu cronograma atual.

Ao longo das próximas semanas será debatido pela comunidade acadêmica (estudantes, docentes e técnicas/os administrativas/os) as condições de continuidade do formato presencial, sempre priorizando o atendimento da Resolução 62/2021 e normatização correlata.

Em relação ao atendimento ao público por parte dos setores administrativos, haverá revezamento de servidores a partir da próxima semana em horários informados nos comunicados institucionais.

Este conjunto de mudanças é necessário para as adequações ao momento de contágio acelerado. O Plano de Retorno Gradual do IFSul previa um ritmo de retomada das aulas que considerava as condições epidemiológicas de modo a oferecer a continuidade das aulas com segurança à coletividade. Nesse contexto, seguiremos na implementação deste plano, fazendo os ajustes pertinentes conforme novas situações se apresentem, priorizando as melhores condições sanitárias em defesa da vida.

Em resumo:

03 e 04 de fevereiro (quinta e sexta-feira): Aulas remotas para todos os cursos.

A partir de 07 de fevereiro (segunda-feira): A decisão dependerá do parecer da COE-E Local. Aulas práticas continuam ocorrendo. Demais aulas poderão ocorrer no formato remoto ou presencial, com revezamento. Será informado toda sexta-feira através de comunicados.

A partir de 07 de março: Com base no parecer da COE-E Local, dos protocolos e normatizações vigentes, ouvindo a comunidade acadêmica (estudantes, docentes e técnicos/as administrativos/as), será organizada a forma de atividades presenciais mais adequadas.

As aulas remotas que ocorrem neste momento, seguem as normatizações vigentes das diretrizes das APNP. Mais informações AQUI