Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto ReAÇÃO: iniciada confecção de máscaras pelas costureiras selecionadas

Projeto ReAÇÃO: iniciada confecção de máscaras pelas costureiras selecionadas

Estimativa é que as profissionais produzam quatro mil máscaras de tecido para auxiliar no combate à disseminação do Covid

• Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 09h49
  • Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 09h53

Linhas nas agulhas e máquinas ligadas: já começou o trabalho das cinco profissionais de costura selecionadas para participar do projeto de extensão Re-AÇÃO – ações para o enfrentamento das consequências socioeconômicas da pandemia do Covid. A iniciativa visa gerar oportunidade de trabalho e renda para mulheres empreendedoras ao mesmo tempo em que viabiliza o acesso da população a meios de proteção a contaminação pelo vírus, como as máscaras.

No último sábado (22) e na segunda-feira (24) foram entregues pela coordenação do projeto, nas residências das profissionais de costura, os insumos - tecido, elástico e linha. A expectativa é que sejam produzidas em torno de quatro mil máscaras, que serão posteriormente doadas à comunidade.

A coordenadora do projeto, Marineiva Manganelli, destaca a relevância de o IFSul, como importante ator social no meio em que atua, colaborar na busca de soluções para amenizar os impactos da pandemia. “Ao articular a ação, entende-se que para além das medidas de capacitação, que sem dúvida tem reflexos imediatos, mas que potencializam-se no longo prazo, é necessário adotar também medidas concretas imediatas, como viabilizar o acesso, em especial à população, de meios de proteção ao vírus, qual seja, às máscaras de proteção. Ao mesmo tempo, essa ação beneficia mulheres trabalhadoras, ao proporcionar, ainda que temporariamente, renda e meio de subsistência”, aponta.

O Projeto ReAÇÃO é amparado financeira e institucionalmente por emenda parlamentar, e busca ajudar no enfrentamento da pandemia através de três frentes, que tocam diretamente estratos vulneráveis da sociedade: estudantes, mulheres e microempreendedores.