Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Confira avaliação da comunidade acadêmica de Sapucaia sobre as APNP

Confira avaliação da comunidade acadêmica de Sapucaia sobre as APNP

Publicado documento com os resultados da pesquisa, respondida por estudantes e servidores

• Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 14h38
  • Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 14h56

Está disponível para consulta o resultado da avaliação realizada pela comunidade acadêmica do Câmpus Sapucaia sobre as Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNP) - confira AQUI o documento completo. A aplicação da pesquisa foi uma das diretrizes estabelecidas no processo de implementação das APNPs. As perguntas padronizadas foram elaboradas pela Câmara de Ensino e enviadas a todos os câmpus do IFSul, que puderam complementar com questões específicas.

Os integrantes da comunidade acadêmica de Sapucaia responderam ao formulário eletrônico disponibilizado pelo Departamento de Ensino, coordenações de cursos e Pedagógico entre a primeira quinzena de dezembro e o dia 10 de janeiro. Ao todo participaram 667 estudantes (dos 1419 matriculados) e  67 servidores docentes e técnico-administrativos.

Entre os diversos aspectos analisados, os estudantes puderam classificar seu grau de satisfação com as APNP, com o Moodle, com o tempo disponibilizado para as atividades e com a atuação dos docentes e setores do câmpus durante este período, além de deixar comentários e contribuições ao processo. Já os servidores expressaram em que medida se sentem amparados e preparados para o desenvolvimento das APNP, além de expor as principais dificuldades apresentadas neste período e apresentar sugestões para contribuir com a melhoria do processo.

Na avaliação do chefe do Departamento de Ensino, Fábio Lemes, o resultado da pesquisa aplicada com os estudantes aponta que, embora a maioria veja nas APNP a melhor opção frente a não ter aulas, estudar remotamente tem sido cansativo. "São pontos em que vamos dedicar energia, seja ajudando a esclarecer as opções individuais de facultatividade, bem como avaliando com os docentes as melhores estratégias de motivar os estudantes no processo de aprendizado", diz.

Ele destaca ainda que enquanto para os docentes o desafio é incorporar as metodologias ativas e as novas tecnologias na sua práxis, para os estudantes cabe assumir uma posição ativa e comprometida de aprendizado. "Também há as questões objetivas, como local e condições de trabalho, estudo, situação socioeconômica dos estudantes. Estes elementos já são fruto da ação do IFSul, mas com as respostas individuais podemos ir mais diretamente em algumas situações e buscar contribuir para melhorar a situação, seja de avanço escolar, seja de evitar sobrecarga", pondera.