Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Sapucaia são finalistas da Olimpíada Nacional de História

Estudantes de Sapucaia são finalistas da Olimpíada Nacional de História

Equipe Leonardo da Vinci atingiu 3.644 pontos e está na disputa por medalha

• Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 12h40
  • Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 12h49

A equipe Leonardo da Vinci, composta por estudantes do Câmpus Sapucaia do IFSul, está entre as 421 finalistas da 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Abner de Oliveira, da turma 1P, Raíssa Brum e Jordana de Brito, da turma 1L atingiram a pontuação de 3.644 (dos 4 mil pontos disputados). Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição conta com seis fases e teve início com um total de 17,4 mil grupos inscritos

O Câmpus Sapucaia foi representado na competição por dez equipes, sendo que a equipe Minuano também avançou até a sexta fase. Formada pelos estudantes Vitória Romagna, Bruno Venâncio da Silva e Nicolas Soares da Silva, eles atingiram o percentual acumulado de 81,9% (3.275 pontos).

A equipe Leonardo da Vinci foi orientada pelo professor Rafael Oliveira e a equipe Minuanos pelo Professor Roger Elias, que destaca o caráter colaborativo do processo. “Na prática, todas as equipes e os orientadores interagem, de forma colaborativa muito mais do que competitiva. Temos feitos encontros virtuais conjuntos de orientação via webconferência e grupos de whatsapp”, explica. Os estudantes integram o Clube de História do Câmpus, um projeto de ensino que viabilizou as orientações, estudo e resolução das tarefas da Olimpíada.

O resultado final, com os nomes das equipes medalhistas de ouro, prata e bronze e as medalhas de mérito será divulgado pela comissão organizadora no dia 22 de novembro.

Sobre a Olimpíada

Organizada pela Universidade Estadual de Campinas, a Olimpíada é composta por questões e tarefas que as equipes devem realizar semanalmente, com eliminações a cada fim de semana.  Devido à Covid-19, a 12ª ONHB foi reformulada e está sendo totalmente online.

A competição reúne equipes do 8º ao 9º ano do ensino fundamental e, também, do ensino médio de todo o país, com a proposta de promover o estudo sobre a história do Brasil. São abordados temas fundamentais com base em documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

As equipes são compostas por quatro pessoas: três estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história da instituição. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

A competição teve início no dia 6 de setembro e terminará em 30 de outubro. Em 22 de novembro, serão divulgados os nomes dos medalhistas.