Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do curso Técnico em Mecânica produzem parafuso com materiais recicláveis

Projeto estimula discentes a construírem parafuso de Arquimedes

• Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h34
  • Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h50

A turma 1C do curso Técnico em Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul participou de um projeto que teve como objetivo incentivar estudantes a desenvolverem o parafuso de Arquimedes em suas casas. A inspiração para o projeto surgiu da frase “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo.”, cunhada pelo próprio inventor grego, Arquimedes. Através do conhecimento adquirido na disciplina de Introdução à Mecânica e com o auxílio da professora Vanessa Moura, os estudantes produziram parafusos de Arquimedes utilizando materiais recicláveis.

O parafuso desenvolvido é um mecanismo de elevação utilizado desde os tempos antes de Cristo, que com adaptações, é aplicado em máquinas até os dias de hoje, tendo grande importância na agricultura e em equipamentos de movimentação.

A professora Vanessa Moura, responsável pelo projeto relata "Nesta prática, além de desenvolver o conteúdo de Mecânica, os alunos puderam refletir sobre a prática ambiental aproveitando materiais recicláveis que iriam para descarte, realizando cálculos para vazão e volume do material que seria movimentado, além do desenho técnico do dispositivo. Os resultados foram incríveis, os alunos conseguiram elevar água e grãos.