Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do curso Técnico em Mecânica produzem parafuso com materiais recicláveis
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes do curso Técnico em Mecânica produzem parafuso com materiais recicláveis

Projeto estimula discentes a construírem parafuso de Arquimedes

  • Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h34
  • Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 14h50

A turma 1C do curso Técnico em Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul participou de um projeto que teve como objetivo incentivar estudantes a desenvolverem o parafuso de Arquimedes em suas casas. A inspiração para o projeto surgiu da frase “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo.”, cunhada pelo próprio inventor grego, Arquimedes. Através do conhecimento adquirido na disciplina de Introdução à Mecânica e com o auxílio da professora Vanessa Moura, os estudantes produziram parafusos de Arquimedes utilizando materiais recicláveis.

O parafuso desenvolvido é um mecanismo de elevação utilizado desde os tempos antes de Cristo, que com adaptações, é aplicado em máquinas até os dias de hoje, tendo grande importância na agricultura e em equipamentos de movimentação.

A professora Vanessa Moura, responsável pelo projeto relata "Nesta prática, além de desenvolver o conteúdo de Mecânica, os alunos puderam refletir sobre a prática ambiental aproveitando materiais recicláveis que iriam para descarte, realizando cálculos para vazão e volume do material que seria movimentado, além do desenho técnico do dispositivo. Os resultados foram incríveis, os alunos conseguiram elevar água e grãos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página