Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul produz álcool 70% para ajudar no combate ao Coronavírus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul produz álcool 70% para ajudar no combate ao Coronavírus

Câmpus Sapucaia recebeu 255 litros de álcool nesta quinta-feira

  • Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 18h10
  • Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 18h40

 Uma grande rede de colaboração viabilizou que 500 litros de bebida alcoólica apreendida pela Receita Federal e doada ao Câmpus Sapucaia do IFSul fosse destilada e transformada em 255 litros de álcool 70%. O produto chegou ao Câmpus nesta quinta-feira e será agora entregue as secretarias de saúde de Sapucaia e Esteio, Vigilância Sanitária e exército, para auxiliar no controle à pandemia do novo Coronavírus.

O processo começou na última semana, quando a instituição recebeu a doação da bebida apreendida pela Receita Federal. O projeto inicial, coordenado pelo professor Carlos Wurzel, era realizar o processo no próprio Câmpus, em escala laboratorial, com destiladores emprestados pela Uniritter. Mas a informação de que um grupo de servidores do IFSul conseguiu adaptar um alambique no interior de Canguçu, viabilizando a destilação em escala industrial, conduziu a uma mudança na estratégia (saiba mais AQUI sobre iniciativa desenvolvida na zona sul do Estado).

Foi realizado então contato com o Comandante do 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (Bimtz), Coronel Glaucio Pereira Costa, que deslocou seis militares para realizar o carregamento e transporte das bebidas misturadas até Canguçu, onde foram destiladas. O grupo retornou nesta quinta-feira a Sapucaia com 255 litros de álcool 70%, produto que agora será distribuído para auxiliar na higienização dos serviços de saúde pública da região.

O diretor do Câmpus Sapucaia, Mack Léo Pedroso, destaca a relevância deste apoio entre diversas entidades no desenvolvimento de ações de combate ao Covid 19. “Este produto foi viabilizado graças a um trabalho conjunto. Todos os câmpus do IFSul estão buscando alternativas para colaborar, e esta é mais uma ação que reflete esta preocupação que a instituição sempre tem com a comunidade”, comenta.

Nos próximos dias a Receita Federal irá repassar ao Câmpus mais mil litros de álcool, também resultado de apreensões. A previsão é de que parte deste novo carregamento seja enviado à zona sul, para repetir o processo, e uma parte seja destilada no próprio Câmpus Sapucaia, já que a empresa Liess Máquinas e Equipamentos está construindo um destilador maior, com capacidade de 20 litros, para doar à instituição.

registrado em:
Fim do conteúdo da página