IFSul produz álcool 70% para ajudar no combate ao Coronavírus
Câmpus Sapucaia recebeu 255 litros de álcool nesta quinta-feira
Uma grande rede de colaboração viabilizou que 500 litros de bebida alcoólica apreendida pela Receita Federal e doada ao Câmpus Sapucaia do IFSul fosse destilada e transformada em 255 litros de álcool 70%. O produto chegou ao Câmpus nesta quinta-feira e será agora entregue as secretarias de saúde de Sapucaia e Esteio, Vigilância Sanitária e exército, para auxiliar no controle à pandemia do novo Coronavírus.
O processo começou na última semana, quando a instituição recebeu a doação da bebida apreendida pela Receita Federal. O projeto inicial, coordenado pelo professor Carlos Wurzel, era realizar o processo no próprio Câmpus, em escala laboratorial, com destiladores emprestados pela Uniritter. Mas a informação de que um grupo de servidores do IFSul conseguiu adaptar um alambique no interior de Canguçu, viabilizando a destilação em escala industrial, conduziu a uma mudança na estratégia (saiba mais AQUI sobre iniciativa desenvolvida na zona sul do Estado).
Foi realizado então contato com o Comandante do 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (Bimtz), Coronel Glaucio Pereira Costa, que deslocou seis militares para realizar o carregamento e transporte das bebidas misturadas até Canguçu, onde foram destiladas. O grupo retornou nesta quinta-feira a Sapucaia com 255 litros de álcool 70%, produto que agora será distribuído para auxiliar na higienização dos serviços de saúde pública da região.
O diretor do Câmpus Sapucaia, Mack Léo Pedroso, destaca a relevância deste apoio entre diversas entidades no desenvolvimento de ações de combate ao Covid 19. “Este produto foi viabilizado graças a um trabalho conjunto. Todos os câmpus do IFSul estão buscando alternativas para colaborar, e esta é mais uma ação que reflete esta preocupação que a instituição sempre tem com a comunidade”, comenta.
Nos próximos dias a Receita Federal irá repassar ao Câmpus mais mil litros de álcool, também resultado de apreensões. A previsão é de que parte deste novo carregamento seja enviado à zona sul, para repetir o processo, e uma parte seja destilada no próprio Câmpus Sapucaia, já que a empresa Liess Máquinas e Equipamentos está construindo um destilador maior, com capacidade de 20 litros, para doar à instituição.
Redes Sociais