Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pedido de certificação do Encceja poderá ser feito pela internet a partir de janeiro

Solicitações que requerem urgência deverão ser feitas diretamente no setor de Registros Acadêmicos

• Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h12
  • Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 16h37

Uma ferramenta para que os usuários possam solicitar pela internet o certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será disponibilizada pelo IFSul a partir do dia 22 de janeiro.

Nesta fase de implementação da ferramenta, apenas a solicitação será online. A retirada do documento seguirá sendo feita diretamente no setor de Registros Acadêmicos dos câmpus do instituto escolhido como emissor da certificação. Quem não puder aguardar até janeiro deverá solicitar o documento diretamente nesse setor, desde que devidamente justificada a necessidade de urgência, como, por exemplo, matrícula em instituições de ensino.

Documentação

Para a retirada do certificado é necessário ter mais de 18 anos, ter o boletim individual do Encceja (impresso na página do participante), apresentar carteira de identidade, CPF (e cópias desses documentos), e nos casos em que for necessário o solicitante deve preencher um formulário no qual deve declarar estar quite com a justiça eleitoral e com o serviço militar obrigatório.

Quem não puder retirar o certificado pode indicar um representante, que através de procuração e munido de toda a documentação exigida, pode retirar o documento.

PARA AS CERTIFICAÇÕES DAS EDIÇÕES DE 2017 E DE 2018, VEJA OS LINKS ABAIXO:

Edições 2017 e 2018 - Como solicitar

Instrução Normativa

CERTIFICAÇÃO DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ENEM (ATÉ 2016)

Como solicitar