Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dicentes de Eventos realizam saída de campo para Região da Fronteira
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dicentes de Eventos realizam saída de campo para Região da Fronteira

Turma 3L participou de saída de campo para Santana do Livramento e Rivera neste último mês

  • Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 12h22
  • Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 13h06

Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, os alunos da turma 3L, do Curso Técnico em Eventos do turno da tarde, realizaram uma saída de campo com destino à região da fronteira. A saída foi acompanhada por dois professores, Guilherme Reichwald e Inessa Carrasco, e teve como destino as cidades Santana do Livramento e Rivera, com o intuito de construir novos conhecimentos sobre o processo de formação territorial do Brasil, em especial onde hoje é o Rio Grande do Sul.

A turma visitou os câmpus binacionais do IFSul Câmpus Santana do Livramento e da Universidade del Y Trabajo del Uruguay (UTU). Foram recebidos pelas direções das instituições, conheceram as instalações, conversaram com os discentes e docentes de ambas instituições. Também foram observadas as características de conurbações através dos pontos mais altos de ambas cidades, Cerro do Marco e Cerro Marconi.

Visitou-se o câmpus da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde conheceram as características desta universidade federal multi campi, suas políticas de assistência estudantil, cursos e ênfases acadêmicas como instituição de fomento ao desenvolvimento regional, em especial da chamada metade sul do estado. Por último, os alunos puderam conhecer a Vinícola Almadém, em diálogo com a gestão conheceram uma das atividades econômicas mais recentes da região e seus aspectos socioespacial nos âmbitos agropecuário, agrário e cultural. 

"A atividade de campo fundamenta-se no estudo da organização espacial do país e suas dimensões na escala latino-americana e brasileira, além de exemplificar conteúdos sobre a formação territorial do Brasil abordados em sala de aula anteriormente. A experiência auxilia na compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula o longo da disciplina de Geografia", explica o professor Guilherme. “Após a saída de campo para a fronteira, consegui compreender melhor quem e o que faziam os secundogênitos e os primogênitos , na época da formação do Brasil”, declara a estudante Grasiele de Oliveira sobre a saída.

registrado em:
Fim do conteúdo da página