Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFSul é selecionada para Programa Jovens Embaixadores

Estudante do IFSul é selecionada para Programa Jovens Embaixadores

Vitória de Andrade disputou a vaga de intercâmbio com sete mil jovens de todo o Brasil

• Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 14h03
  • Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 08h32

Janeiro de 2020 promete ser inesquecível para a estudante do terceiro ano do curso Técnico em Eventos do Câmpus Sapucaia, Vitória de Andrade. Pela primeira vez ela pisará fora de solo brasileiro: vai ficar um mês nos Estados Unidos. Após disputar a vaga com nada menos do que sete mil estudantes, de todas as partes do Brasil, Vitória ficou entre os 50 selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos EUA no Brasil.

Para chegar neste resultado, foi preciso persistência. Ela conheceu o Jovens Embaixadores em 2018, por meio do professor do IFSul Gisvaldo Araújo, e decidiu se inscrever. Ficou entre os semifinalistas, e com isso pôde participar de um programa de imersão em Brasilia, no início deste ano. Durante uma semana aprendeu mais sobre o desenvolvimento de trabalhos técnicos, a cultura norteamericana, e realizou um projeto social.

Ainda com a premiação máxima em mente, em agosto deste ano Vitória decidiu tentar mais uma vez. Para participar do Programa Jovens Embaixadores, o estudante precisa preencher uma série de critérios, entre os quais ser aluno de ensino médio de escola pública, possuir até determinada renda familiar, falar inglês, ter excelente desempenho escolar e realizar trabalho voluntário. Vitória atendeu a todos: moradora do bairro Nova Sapucaia, desenvolve há oito anos um projeto recreacional para crianças de sua igreja, que inclui auxílio com dever de casa, conversa e brincadeiras.

Os candidatos que preenchem os ré-requisitos participam de prova oral, escrita e recebem a visita dos avaliadores em casa. Um processo longo, mas que em 2019 acabou com a premiação máxima para a estudante que teve a persistência de tentar novamente.

Como pretende estudar relações internacionais após concluir o Técnico em Eventos no IFSul, ela acredita que a experiência terá um grande impacto na sua carreira. "Quero melhorar a fluência no inglês, aprender o máximo que eu puder. Vai enriquecer muito meu currículo, vai me enriquecer profissional e pessoalmente”, avalia ela, que já começou a colher novas motivações e aprendizados deste processo. "Penso em desenvolver mais projetos sociais na minha comunidade, para melhorar a vida das pessoas que moram perto de mim”, planeja.