PIBID - Capes (2)
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
O PIBID é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior – SESu, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública.
Objetivos do PIBID:
- a) incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
- b) contribuir para a valorização do magistério;
- c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;
- d) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- e) incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
- f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
DOCUMENTOS
Regimento Interno
ESTRUTURA
No âmbito do IFSul, a Pró-Reitoria de Ensino, seguindo a legislação específica, é a responsável direta pelo acompanhamento e aprovação de todas as ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Encontra-se na liderança das ações de gestão frente ao programa o Coordenador Institucional que está, portanto diretamente ligado a PROEN.
O IFSul teve seu primeiro projeto submetido à edital da CAPES e aprovado, no ano de 2011. Atualmente o programa conta com uma estrutura composta por um Coordenador de Gestão, ligado diretamente a Coordenação Institucional e quatro subprojetos associados as Licenciaturas de Ciências Biológicas, Computação, Física e Química, cada um desses com seus respectivos Coordenadores de Área.
Além dessa estrutura interna o IFSul tem atualmente parceria com duas instituições da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas/RS, o Colégio Municipal Pelotense e a EMEF Jornalista Deogar Soares. Nessas instituições o programa conta com supervisores que acompanham todas as atividades dos licenciandos de acordo com a Área de formação dos mesmos.
De forma esquemática a estrutura do Pibid/IFSul é a seguinte:
Redes Sociais