Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus conta com Clube e projeto de extensão voltados à prática dos jogos de mesa

Jogos conciliam aprendizagem com momentos de lazer e infração entre os participantes

• Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 13h39
  • Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 12h00

Para quem quer deixar as telas de lado por um tempo para interagir olho no olho com os colegas, os jogos de mesa são uma excelente opção. Duas iniciativas desenvolvidas desenvolvidas no Câmpus Sapucaia estão incentivando esta prática: o Clube de Jogos de Mesa promove partidas entre os estudantes e servidores do Câmpus. Já o projeto de extensão Entre Cartas e Peças é aberto a alunos de 12 a 15 anos das redes de ensino de Sapucaia do Sul.

As duas iniciativas são coordenadas pela pedagoga da escola, Aline Castro, que vê na atividade uma maneira de conciliar aprendizagem com diversão e sociabilização. “Os jogos desenvolvem diferentes competências e habilidades, que auxiliam nos processos de aprendizagem, como atenção, memória, planejamento e estratégia. Além de beneficiar a formação de vínculos afetivos entre os estudantes”, comenta.

O Clube de Jogos de Mesa existe desde fevereiro de 2019. A participação é aberta a todos os alunos e servidores da escola: basta comparecer na sala P5 nos horários dos encontros, que ocorrem às terças, das 9h às 12h, e às quartas, das 10h45min às 18h15min.

Além do Clube, entrou em vigor este mês o projeto de extensão Entre Cartas e Peças: aliando lazer e aprendizagens por meio dos jogos de tabuleiro, destinado a estudantes de  12 a 15 anos de outras instituições de ensino de Sapucaia. Para participar é preciso enviar um e-mail para alinecastro@sapucaia.ifsul.edu.br demonstrando interesse. Os encontros ocorrem quinzenalmente às terça-feiras, das 13h30min às 15h.

O Clube e o projeto de extensão acabam de receber 12 novos jogos de tabuleiro modernos, adquiridos por meio do  edital de fomento da Proext. Os jogos são: A Lebre e a Tartaruga; História de Pescador; Quix; No Thanks!; Codinomes; Metro; Colt Express; Colheita de Dados; Cartógrafos; Frogriders; Gnomópolis; Ultimate Wariorz; Os Incríveis Parques de Miss Lis e Forbiden Island.