Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Sapucaia são premiados em mostra científica no Pará
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes de Sapucaia são premiados em mostra científica no Pará

Projetos conquistaram prêmios em três categorias e credenciamentos para cinco feiras durante Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA)

  • Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 14h06
  • Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 13h50

Os estudantes que representaram o Câmpus Sapucaia do IFSul na IX Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Acaí voltaram do Pará com a bagagem mais pesada: foram três premiações e cinco credenciamento para feiras nacionais e internacionais. A MCTEA ocorreu entre os dias 03 e 07 de dezembro, na cidade de Abaetetuba, promovida pelo Movimento Científico Norte Nordeste, Prefeitura Municipal de Abaetetuba e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Janaína Jaeger e Verônica Machado.

Entre os prêmios estão o segundo lugar na categoria Ciências da Saúde e dois terceiros lugares, nas categorias Ciências Humanas e Ciências Sociais. Os projetos conquistaram ainda credenciamento para feiras em Rondônia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e também para duas mostras internacionais: a Milset Mundi e a Genius Olympiad 2019.

A estudante Aléxia Pereira, autora junto com Paula Severo da pesquisa credenciada para a Milset, conta que apesar de estarem esperançosas pelo reconhecimento do trabalho, o credenciamento internacional foi uma surpresa. "Quando descobri fiquei em choque, é um dos maiores eventos científicos mundiais em um lugar incrível. Mal posso esperar pra ter essa experiência”, planeja. O Milset ocorrerá em Abu Dhabi de 22 a 29 de setembro de 2019.

Já a estudante Jordana Chagas declara sua surpresa ao sair vencedora e com credenciamento internacional. "Participar da MCTEA foi uma experiência incrível e contribuiu para o meu crescimento pessoal e acadêmico, pois estava promovendo um movimento de resistência e trazendo visibilidade para a cultura afro-brasileira. Não esperava conquistar o 3° Lugar na categoria Ciências Sociais e muito menos um Credenciamento Genius Olympiad 2019! Fico muito feliz ao ver que meu trabalho está sendo reconhecido e ocupando ainda mais espaços". A Genius Olympiad 2019 será realizada na Universidade Estadual de Nova York, em Oswego.

 

Confira os nomes dos estudantes e projetos premiados na MCTEA:

- Phoenix - Uma plataforma para auxílio da comunicação de adolescentes com depressão, dos estudantes Aléxia de Jesus Dorneles Pereira e Paula Machado Severo. Orientador: Rodrigo Remor e coorientadora Veronica Machado. 2º Lugar na categoria Ciências da Saúde e Credenciamento para a Ferocit - Porto Velho/Rondônia e Credenciamento para a Milset Mundi – Abu Dhabi;

- A mudança de Curso Técnico em Gestão Cultural para Técnico em Eventos: um processo de feminização no IFSul Câmpus Sapucaia do Sul, das estudantes Tayla Severo e Juliana Bragischi. Orientador Guilherme Reichwald Jr. e coorientadora Stefanie Moreira. 3º Lugar em Ciências Humanas;

- Aprove IFSul Web: uma plataforma para auxiliar estudantes no processo de seleção e ingresso no IFSul, dos estudantes Carolina Martinelli dos Santos e Filipe Pereira Machado. Orientadora: Verônica Machado e coorientador Rodrigo Remor. Credenciamento FENECIT, Recife/Pernambuco;

- Um diagnóstico da intolerância religiosa em relação as religiões de matriz afro-brasileiras no município de Sapucaia Sul, da estudante Jordana da Silva Chagas. Orientador: Guilherme Reichwald Jr. 3° Lugar em Ciências Sociais e Credenciamento Genius Olympiad 2019 na Universidade Estadual de Nova York em Oswego.

- A representatividade feminina e o hip hop: um estudo sobre a inserção das mulheres na casa de cultura hip hop de Esteio, da estudante Mirella Moraes Queiroz da Silva. Orientadora: Bianca Ruskowski. Credenciamento pra FETEC 2019, Campo Grande/MS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página