Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho de egressas do Eventos é selecionado para Ciência Jovem

Trabalho de egressas do Eventos é selecionado para Ciência Jovem

Estudantes apresentarão na próxima semana a pesquisa desenvolvida durante o curso

• Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 13h53
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 13h56

A pesquisa sobre a invisibilidade do povo cigano desenvolvida durante o curso Técnico em Eventos pelas estudantes Poliana Oliveira da Silva e Stefanie Loyola, formadas no ano passado, continua rendendo frutos: na próxima semana elas apresentam o projeto na 24ª Ciência Jovem, em Pernambuco, uma das maiores Feiras de Ciência do país. A mostra reunirá cerca de 300 projetos, de todos os estados do Brasil e de países como Chile, Colômbia, México, Paraguai e Argentina.

O projeto das egressas, orientado pelo professor Guilherme Reichwald Jr., buscou identificar e dar visibilidade às problemáticas que envolvem a comunidade cigana, começando pela falta de documentação, que interfere no acesso à escola, na internação em hospitais, nos direitos trabalhistas e previdenciários, no direito ao voto e no acesso a programas sociais e habitacionais.

O trabalho já foi apresentado no IV Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, em São Leopoldo, na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em Jaraguá do Sul/SC, onde credenciou-se para o Encuentro Internacional Ondas Yo Amo La Ciencia, em Bogotá/Colômbia. Participou também do XII Salão UFRGS Jovem e da Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), onde conquistou o segundo lugar em Ciências Humanas e o credenciamento para o Ciência Jovem.

As estudantes destacam a relevância de representar o IFSul nestes eventos pelo país e de dar visibilidade à temática  do projeto. "É fundamental o nosso papel como pesquisadoras investigar as problemáticas de um povo de identidade étnica cultural. Dando notoriedade para a Instituição, sensibilizando e informando as pessoas sobre um povo de minoria”, avaliam.