Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Vermicompostagem conquista premiação em Mostra Científica da UFSM
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Vermicompostagem conquista premiação em Mostra Científica da UFSM

Alunos do primeiro ano do Plásticos ficaram com o segundo lugar na categoria ensino médio

  • Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 15h31
  • Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 16h00

Os estudantes Daniel Costa da Silva e Péterson da Silveira dos Santos estão apenas no primeiro ano do curso Técnico em Plásticos, mas já começaram a conquistar premiações pelo estado. Na última quinta-feira (06) eles ficaram com o segundo lugar na categoria ensino médio da II Mostra Científica Ecoinovar, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM), pelo trabalho Vermicompostagem: uma perspectiva para a reciclagem. A professora Berenice Santini acompanhou os alunos durante o evento.

Daniel e Péterson colaboram desde maio deste ano com o projeto de ensino CRI Ação - Compostagem de Resíduos no IFSul, coordenado pela professora Carmen Calcagno, em colaboração com a professora Daniele Gervazoni. Por meio do projeto, os resíduos orgânicos produzidos no Câmpus Sapucaia são transformados em adubo. 

A iniciativa funciona da seguinte forma: após separados, os resíduos são levados até uma composteira minhocário: são três grandes caixas plásticas, dispostas uma sobre a outra. Nas duas bandejas superiores é depositado o lixo, que em cerca de dois meses as minhocas transformam em húmus. Pequenos furos em suas bases deixam escorrer até a bandeja inferior o chorume, líquido proveniente da decomposição dos resíduos orgânicos.

O adubo e o chorume produzidos serão empregados no cultivo de mudas, distribuídas à comunidade em caráter pedagógico, para chamar a atenção para o processo de compostagem

registrado em:
Fim do conteúdo da página