Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programa de intercâmbio Brafitec é renovado por mais dois anos

Programa de intercâmbio Brafitec é renovado por mais dois anos

Estudantes de Engenharia Mecânica poderão pleitear novas bolsas para estudar na França a partir de março do próximo ano

• Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 15h19
  • Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 15h27

Onze alunos do IFSul, sendo nove estudantes de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia do Sul, já passaram um período de um a dois anos estudando em instituições francesas desde 2014, quando foi instituído o Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec). Em 2018 mais três alunos do Instituto terão a chance de viver esta experiência: foi aprovada a segunda edição do projeto Brafitec, para 2018/2019, com possibilidade de renovação por outros dois anos.

O aluno da Engenharia Mecânica Emerson Luiz de Souza está entre os intercambistas: há quatro meses estudando na Sigma Clermont, em Clermont Ferrand,  ele afirma esta é "sem dúvida nenhuma a experiência mais enriquecedora da minha vida". "Conhecer e vivenciar outra cultura, outra sociedade, agrega uma bagagem enorme e o ensino é de alto nível. Aqui tecnologias de ponta estão constantemente presentes e acredito que isso será muito importante na volta ao Brasil”, aponta.

O coordenador do Brafitec no IFSul, professor Pedro Hernandez Júnior, também entusiasma-se com o quanto a experiência tem aportado aos estudantes. “Eles abrem a cabeça para a multiculturalidade, para entender diferentes processos de ensino e fabris, porque também fazem estágios em empresas lá. Apesar de ser penoso, por estarem longe da família e terem de superar barreiras culturais, percebemos o crescimento deles como pessoas e como profissionais”, comenta.

O projeto para a realização da próxima edição do Brafitec foi submetido em conjunto pelas instituições brasileiras IFSul, UFRGS e IFG, e pelas francesas Sigma Clermont e Ecole des Mines d’Ales. Serão disponibilizadas nove vagas para as instituições brasileiras, sendo três para estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica do Câmpus Sapucaia e de Engenharia Química e Elétrica do Câmpus Pelotas. O projeto prevê intercâmbio de alunos durante um ano para o Sigma, com possibilidade de estender o período para dois anos para obter dupla diplomação.

Hernandez conta que o edital para seleção dos alunos deverá ser publicado em março de 2018, e o embarque para a França está previsto para setembro deste mesmo ano. Os critérios permanecerão os mesmos dos editais anteriores, que dentre outros são a aprovação em disciplinas específicas do curso; coeficiente de rendimento acima de 7,0; aprovação no ENEM após 2009 com média mínima de 600 pontos; ter concluído 40% do curso e não mais de 80%; apresentar comprovante de proficiência nível B1 em francês (desejável B2 na partida para a França); e entrevista.