Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul abre inscrições para Técnico em Administração na modalidade EJA

IFSul abre inscrições para Técnico em Administração na modalidade EJA

Curso é gratuito e integrado ao ensino médio

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 17h09
  • Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2017, 22h31

Serão abertas entre os dias 13 e 17 de novembro as inscrições gratuitas para o curso técnico de nível médio em Administração do Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. O curso é ofertado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA): para ingressar é preciso ter ensino fundamental completo e mais de 18 anos, na data da matrícula.

Interessados deverão preencher a ficha de inscrição entre a segunda e a sexta-feira da próxima semana no Departamento de Ensino do Câmpus (avenida Copacabana, 100, bairro Piratini), entre 17h30min às 20h30min. Do dia 20 ao 22 de novembro será preciso entregar, no mesmo local e horários, os documentos indicados no edital.

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. Com base na documentação entregue é realizado um diagnóstico de realidade, que vale 70% dos pontos (os itens pontuados podem ser consultados no edital). Os outros 30% são provenientes de um texto de intenções, que será redigido pelos inscritos no dia 22 de novembro, a partir das 19h (recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência). Neste mesmo dia, após os candidatos redigirem o texto, será proferida uma palestra de apresentação do curso pelo coordenador. Os candidatos precisam participar de todas as etapas para ter a inscrição homologada.

Neste processo seletivo para o Técnico em Administração estão sendo ofertadas 40 vagas, sendo 20 para acesso universal, 16 para pessoas negras, pardas ou indígenas (autodeclaradas) e quatro para pessoas com deficiência (mediante comprovação documental).

Técnico em Administração

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e o curso Técnico em Administração do Câmpus Sapucaia do IFSul, ofertado nesta modalidade, completaram dez anos em 2017. O curso, totalmente gratuito, tem três anos de duração e as aulas são ministradas no turno da noite, das 19h às 23h.

A estudante do curso Marisa Garcia ficou 30 anos fora da escola e voltou em 2014, em um período em que enfrentava dificuldades em sua vida. Ela conta que viu no Técnico em Administração uma oportunidade de buscar uma nova chance, de sair da rotina, e acabou obtendo ainda mais do que isso. “Experiências, aprendizados, novos conhecimentos, convivência com pessoas de todas as idades. Senão, a gente fica parado no tempo”, avalia. A aluna Priscila Goulart, que está prestes a concluir o curso, já faz planos para o futuro. “Espero me engajar no mercado de trabalho e continuar prosseguindo nesta jornada de estudos, fazer uma faculdade”, projeta.