Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lideranças defendem educação pública em Seminário no Câmpus Sapucaia

Lideranças defendem educação pública em Seminário no Câmpus Sapucaia

Seminário a Educação no Desenvolvimento Regional é promovido pela Assembleia Legislativa do Estado

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 14h19
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 09h22

A defesa da educação pública, gratuita e de qualidade foi o mote do debate promovido na tarde da última sexta-feira (15), no Câmpus Sapucaia do IFSul, durante mais uma edição do Seminário A Educação no Desenvolvimento Regional. Promovido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR), da Assembleia Legislativa, o Seminário tem levado lideranças a percorrerem o estado alertando a comunidade sobre o corte de verbas destinadas a universidades públicas e institutos federais de educação.

No caso do IFSul, por exemplo, o contingenciamento este ano chegou a 20% dos recursos destinados ao seu custeio (pagamento de despesas como energia elétrica e salários de servidores terceirizados) e 50% dos recursos de investimento (destinados a construção de prédios, laboratórios ou aquisição de equipamentos). O reitor do IFSul, Flávio Nunes, enfatizou a relevância do apoio dos parlamentares e da população na luta contra este contingenciamento. “Acredito em uma educação de qualidade, que possibilite às pessoas buscarem sua transformação de vida. Vale a pena lutar pela educação, para que estes recursos sejam liberados e possamos continuar”, defendeu.

“Não há ferramenta melhor que a educação, para garantir que o ser humano possa compreender a sociedade em que vive e possa lutar por seu direito a uma vida digna”, reafirmou o deputado federal Henrique Fontana, presente ao Seminário. Ele comentou que existem hoje no Brasil 644 câmpus de institutos federais, e que a defesa destas unidades demanda “muita participação cidadã, para que possamos continuar ampliando esta rede e as oportunidades de acesso aos jovens”.

São jovens como Filipe Machado, representante do Grêmio Estudantil que falou em nome dos estudantes do Câmpus Sapucaia. Ele contou que procura integrar núcloes e projetos de extensão, aproveitando ao máximo as oportunidades de aprendizagem disponibilizadas pelo instituto. “Agradeço muito à estrutura que o IFSul me oferta e espero que os próximos estudantes possam também contar com isto. A educação pública, gratuita e de qualidade é um direito de todos, então precisamos unificar esta luta, para que nosso grito seja maior e ganhe mais força”, defendeu.

Estiveram presentes ainda ao Seminário da última sexta-feira a deputada federal Maria do Rosário, o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, o secretário de Educação de Canoas e ex-secretário do Ministério da Educação (MEC) Eliezer Pacheco, o vice-presidente da Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (ADUFRGS-Sindical), Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira, o prefeito de Sapucaia, Luis Rogério Link, o diretor-geral do Câmpus Sapucaia, Mack Léo Pedroso e a representante do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Luciana Loponte.