Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Proeja comemora dez anos com edição nacional do Histórias que Merecem Ser Contadas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Proeja comemora dez anos com edição nacional do Histórias que Merecem Ser Contadas

Livro e ciclo de debates integram as comemorações de uma década do programa

  • Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 15h26
  • Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 09h17

 

O projeto Histórias que Merecem ser Contadas vai ultrapassar os muros do Câmpus Sapucaia do IFSul e ganhar o Brasil: a próxima edição vai reunir narrativas pessoais de estudantes e egressos de cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) de todo o país. A coletânea integra as festividades de dez anos da constituição do Programa no Brasil.

 

O coordenador do curso Técnico em Administração do Câmpus Sapucaia e integrante da Comissão Organizadora das festividades, Guilherme Reichwald Jr., avalia que a escolha por se construir uma coletânea nacional do Histórias é mais um reconhecimento à iniciativa. “Compartilhamos com os demais membros da comissão a nossa experiência com o projeto, e decidiu-se por fazer um livro com histórias de estudantes de todo o país, como uma forma de registrarmos o Programa como um todo”, relata.

 

Os estudantes e docentes que desejarem encaminhar histórias para publicação podem ler o edital completo aqui e conferir a errata aqui. Cada Câmpus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica poderá enviar até três textos, de diferentes autores, orientados por docentes. O prazo final para envio dos trabalhos por e-mail é 12 de setembro. O livro será lançado em outubro, durante uma noite de autógrafos no Câmpus Sapucaia.

 

Esta será a 9ª edição do Histórias que Merecem ser Contadas, idealizado em 2013 pela professora Suzana Trevisan. A iniciativa começou tanto como um instrumento para o desenvolvimento de língua e literatura do Brasil dos alunos do curso Técnico em Administração do Câmpus, quanto com o intuito de dar voz e valorizar o conhecimento dos estudantes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular.

 

Uma década de Proeja

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foi criado pelo governo federal com o intuito de integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à educação de jovens e adultos (EJA) convencional.

A Comissão Organizadora das comemorações dos dez anos do Programa é formada por representantes da UFRGS, do Fórum Estadual de EJA do RS e dos Institutos Federais Farroupilha, Rio Grande do Sul e Sul-Rio-Grandense. Além da coletânia nacional do Projeto Histórias, está prevista a realização de um ciclo de debates sobre a temática, entre 28 e 31 de agosto. O evento será aberto ao público e não necessita de inscrições prévias. Confira a programação:

Ciclo de Debates

28 de agosto

14h às 17h

Mesa 7 – Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional no PNE – 10 anos de Proeja. Local: Sala 102 da Faced da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre);


19h
Sessão especial – 10 Anos do Proeja – Pelo cumprimento da metas 10 e 11 do
PNE. Local: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul;

 

29 de agosto

9h às 12h

Painel – Experiências do Proeja na rede federal de Educação Profissional e
Tecnológica – pelo cumprimento das metas 10 e 11 do PNE. Local: Câmpus Porto Alegre do IFRS (Coronel Vicente, 281, Porto Alegre);


19h
Sessão especial com os filmes de curtas-metragens sobre o Proeja,
relançamento do documento base “Proeja Médio” e lançamento do projeto da
obra “Histórias que merecem ser contatas - Proeja Nacional 10 anos”. Local:
Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul (Avenida Copacabana,100, Sapucaia do Sul);

31 de agosto de 17

19h
Atividades com o tema “Saudades e Conquistas – 10 anos de Proeja. Locais: Câmpus dos Institutos Federais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página