Câmpus recebe prova da primeira fase da Obmep
Alunos de nível médio testam seus conhecimentos em matemática nesta terça-feira
Os alunos de ensino médio do Câmpus Sapucaia realizaram nesta terça-feira (06) no Câmpus a prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em sua 13ª edição a Obmep, maior competição estudantil do país, abriu pela primeira vez as inscrições também para as escolas privadas e bateu recorde: são 18 milhões de alunos em 51.373 instituições participantes, abrangendo 99,6% dos municípios brasileiros.
Com 2h30min de duração, as provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: (N1 - 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental); (N2 - 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental); e (N3 - qualquer ano do Ensino Médio) e são compostas, cada uma, de 20 questões de múltipla escolha. Os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16 de setembro.
Desde 2012 os alunos do Câmpus Sapucaia conquistam pelo menos uma medalha e dez menções honrosas por ano nas Olimpíadas. “Estas premiações mostram nosso bom desempenho na área da Matemática”, avalia o professor e coordenador da Obmep no Câmpus, Roberto Bokowski Sobrinho. Ele comenta que a Olimpíada apresenta questões que não costumam entrar nas provas habituais. “Elas são divertidas de fazer, vão desde cálculos simples até questões mais complexas”.
Entre os maiores medalhistas do IFSul está o estudante do Técnico em Informática, Carlos Renner, que participa desde 2013 e já conquistou três medalhas: duas de bronze, em 2014 e 2016, e uma de prata, em 2015. Para ele os resultados positivos são fruto de muito estudo e preparação constante, seja individualmente ou em grupos como o Clube de Matemática e o Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), para medalhistas da Ombep. “Se eu fosse dar uma dica para quem vai participar da prova, seria se preparar muito antes, pois matemática, no geral, se aprende com muita prática e estudo. É bom fazer muitos exercícios sobre os pontos onde se tem mais dificuldade. Para aqueles que querem conquistar uma medalha, o Clube da Matemática com o professor Roberto é muito bom! Eu aprendi muito com as aulas”, concluiu Carlos, que também é monitor de matemática desde 2015.
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