Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul passa a integrar o movimento global Eles por Elas

IFSul passa a integrar o movimento global Eles por Elas

A ação combate preconceitos, discriminações e violências contra a mulher

• Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2017, 12h06
  • Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 12h08

No dia 06 de abril, ocorreu, na Assembleia Legislativa do Estado, uma sessão solene do comitê em prol do movimento #ElesPorElas (originalmente #HeForShe), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo mobilizar o público masculino a favor da luta de empoderamento feminino e abrir uma discussão sobre a igualdade de gênero. O Câmpus esteve representado, no ato, pelo Diretor-geral Mack Léo Pedroso e por Marlise Sozio Vitcel, membro do Nuged do Câmpus Sapucaia do Sul.

O evento reuniu representantes de instituições educacionais, governo estadual, empresas, grupos de comunicação, entidades de classe e sociedade civil, para assinar o compromisso de trabalhar ações concretas e de engajamento à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate a qualquer tipo de violência contra as mulheres e meninas.

Partindo deste compromisso traçado junto aos demais órgãos presentes na sessão, o IFSul já possui, em cerca de sete Câmpus, os Nugeds (Núcleos de Gênero e Diversidade), que são responsáveis por desenvolverem ações de promoção dos direitos da mulher, dos apenados, dos trabalhadores em situações de vulnerabilidade social e de todo um elenco que compõe o universo da diversidade para a eliminação das discriminações que as atingem, bem como a sua plena integração social, política, econômica e cultural.

O Câmpus Sapucaia conta com o Nuged desde maio de 2015. O núcleo tem como objetivo promover o debate sobre gênero e diversidade sexual junto à comunidade, através de palestras, rodas de conversa, seminários, entre outros. Desde sua criação, o grupo tem promovido, dentro do Instituto, diversas iniciativas que trazem à tona discussões de gênero e violência contra a mulher.

O ingresso do IFSul no movimento #HeForShe traz, especialmente para os núcleos, a possibilidade de atuação, indo ao encontro das ações que o grupo realiza dentro do Câmpus. Para Marlise Vitcel, membro do Núcleo e também representante do mesmo na sessão, “o compromisso do IFSul enquanto Instituição acaba contribuindo com as ações do grupo e busca fazer do instituto um espaço educacional para as mulheres e meninas terem condições de um crescimento e desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional sadio”, comenta.

Para manifestar seu apoio ao movimento, acesse a página oficial (link: www.heforshe.org/pt) de assinaturas e mostre que você também é #HeForShe.