Evento “Resistir!” começa nesse quarta-feira
Programação contará com palestras, apresentações, debates e shows
De quarta-feira até sexta, acontecerá no Câmpus Sapucaia do Sul o evento “Resistir”. A ideia surgiu com o reconhecimento da demanda do Instituto em debater e afirmar os atos de resistência que se consolidaram na construção da nossa sociedade.
O evento está sendo organizado pelo Grêmio Estudantil em parceria com o Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) e busca evidenciar a resistência de grupos que de alguma forma se organizaram para lutar por seus direitos ao longo dos séculos, no Brasil e no mundo. A luta das mulheres, dos negros, LGBTI, pelos direitos humanos, pelos direitos do estudante, pelo local de fala do estudante no ambiente escolar serão alguns dos temas em pauta durante o evento, que será aberto a toda a comunidade externa e acadêmica.
Alunos que tiverem aula nos horários do evento devem conversar com seus professores para solicitar liberação. O encerramento acontecerá sexta-feira, às 20h30min, com show de MPB da cantora Valéria Houston, mulher, negra, trans, vencedora de prêmio no Festival da Canção Francesa de Porto Alegre e, também, a primeira mulher trans a ganhar o Troféu Mulher Cidadã em Porto Alegre.
Eduarda Ferreira da Silva, integrante do Grêmio Estudantil e uma das organizadoras do evento, comentou sobre a importância de se falar sobre esses temas. “Temos que apresentar estas lutas como forma de resistência”. Filipe Machado, também integrante do Grêmio, salientou que outras lutas estão por vir. “Precisamos fazer com que as pessoas reflitam, de forma a incentivar as lutas que ainda precisam ser travadas. Sem luta não conseguiremos reconhecimento, visibilidade e espaço. E espaço é poder”.
Redes Sociais