Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul é polo para ensino da matemática
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul é polo para ensino da matemática

Instituto Nacional de Matemática designou o Câmpus Sapucaia como polo preparatório de estudantes para Obmep

  • Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 14h01
  • Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 14h17

 

Depois de conquistar menções honrosas em edições anteriores da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), os estudantes Nicolas Morgenstern, Giovana Veríssimo e Giovana Marciano estão determinados: este ano vão atrás de uma medalha. “De ouro, de preferência”, almeja Nicolas. O trio de alunos da Escola Estadual Sapucaia do Sul está ganhando um impulso do IFSul para atingir seu objetivo: a cada quinze dias participam na instituição dos encontros do Clube da Matemática.

 

O grupo, que surgiu em 2013 por iniciativa do professor Roberto Bokowski Sobrinho, desde a metade de 2016 passou a contar com o apoio oficial do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que designou o IFSul como um dos polos do Projeto de Iniciação Científica (PIC) da Obmep.

 

Estudantes com aptidão na disciplina aprofundam seus conhecimentos e preparam-se para as provas da Obmep, competição anual promovida pelo próprio Impa, em aulas presenciais realizadas a cada quinze dias no Instituto, além de realizar atividades online, no site da Olimpíada. As aulas são ministradas pelo professor Roberto, responsável pela turma de alunos do Câmpus, e pela professora Sanca Vasconcelos, preparadora dos estudantes de 8ª série e 9º ano das escolas públicas da região.

 

Os encontros entre os estudantes do IFSul deverão ser retomados em maio, quando o professor Roberto volta de uma licença, mas os alunos externos já vão para o terceiro encontro. Quase 50 estudantes participam das aulas com a professora Sanca, que já havia lecionado no Clube da Matemática durante seu período como docente do Instituto, e retornou com bolsa da Capes especialmente para atuar no projeto. “Ampliamos o conteúdo tradicional, é muito interessante, vemos brilharem os olhos daqueles que gostam realmente de matemática”, entusiasma-se.

 

Sanca comenta que, além de todo o conhecimento matemático proporcionado pelo projeto, a iniciativa ainda contribui para que os alunos dos últimos anos das escolas públicas da região conheçam melhor o Instituto. “Como as aulas ocorrem no IF, nós apresentamos a escola para os alunos da rede pública, e grande parte deles acaba tentando ingressar aqui”, analisa.

 

Foi assim para os alunos da Escola Estadual Sapucaia do Sul. Enquanto Giovana Marciano pretende participar do processo seletivo para o curso Técnico em Eventos, Nicolas e Giovana Veríssimo tentarão ingressar em Informática. “É minha primeiríssima opção”, diz esta.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página