Encontro entre ex-alunos da Administração revive trajetórias de sucesso
O encontro entre formados pelo Proeja serve como base para doutorado que pesquisa os estímulos de sucesso para a conclusão do curso
Identificar os fatores que foram basilares para que egressos tenham conseguido concluir com sucesso o curso Técnico em Administração pode ser a chave para ampliar o número de alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atingem este objetivo. É sob esta perspectiva que a docente do Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul, Janaína Marques Silva, tem direcionado sua pesquisa de doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Nos últimos dias 20 de dezembro e 10 de janeiro a professora reuniu 80 pessoas, entre professores e alunos formados entre 2007 e 2016, em um encontro onde os egressos reviveram suas trajetórias de sucesso.
Os ex-alunos e docentes reuniram-se na sede social para reencontrar os colegas de turma, retornar ao Câmpus e socializar as suas trajetórias a partir da conclusão do curso. Janaína conta que percebeu o desejo dos ex-alunos pela promoção de um reencontro ao longo dos contatos para a realização da pesquisa e que, além de viabilizar a coleta de dados, o encontro “oportunizou identificar nas histórias relatadas o quão importante foi para estas pessoas a oportunidade ofertada por esta política educativa”, comentou a professora, que ministra aulas para o Proeja desde 2008.
Ela conta que percebeu nos egressos, neste retorno ao Câmpus, um “sentimento de gratidão, de superação e de desejo de continuidade”. A realização dos encontros coincidiu com os 10 anos do curso Técnico em Administração.
Redes Sociais