Delegação do Câmpus Sapucaia do Sul se destaca na Mostra de Produção do IFSul 2025
Evento ocorreu entre os dias 2 e 4 de dezembro, no IFSul Câmpus Novo Hamburgo
A Mostra de Produção do IFSul 2025 ocorreu entre os dias 2 e 4 de dezembro no IFSul Câmpus Novo Hamburgo e reuniu estudantes, professores e servidores técnico-administrativos dos 14 câmpus do Instituto. O evento valoriza a Educação Profissional e Tecnológica e celebra projetos de pesquisa, ensino e extensão, promovendo também a inovação, a cultura e a integração entre os câmpus do IFSul.
Neste ano, o evento teve como tema “Potência do IFSul: aTUAção que ecoa na eternidade” e reforçando o papel da educação profissional e tecnológica na formação cidadã e na criação de soluções para desafios reais. Entre os participantes, a delegação do Câmpus Sapucaia do Sul se destacou e conquistou prêmios em diferentes seções da Mostra.
O evento conta com diversas seções que fomentam a divulgação e o debate em diferentes temáticas. Nesta edição, foram seis seções, sendo que o IFSul Câmpus Sapucaia do Sul esteve apresentando projetos em cinco delas.
Na seção Destaques da 18ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica - JIC 2025, que apresentou as produções acadêmicas selecionadas no evento, as estudantes Manuela Cesar Costa e Laura Cardozo Dias participaram com o projeto de pesquisa Sustentabilidade em Cores: uma abordagem interdisciplinar e cromatográfica na contribuição dos pigmentos vegetais para o sequestro de carbono por árvores do sul do Brasil, e na obtenção de corantes naturais de flores, legumes e especiarias, orientado pelas professoras Lacina Teixeira e Anelise Volkweiss.
Na mesma seção, a estudante Nathalie Sofia Loyola apresentou o projeto de pesquisa Mapeamento da permanência e êxito de estudantes após a troca de curso no IFSul Câmpus Sapucaia do Sul, orientado por Vanessa Logue Dias e Fabiana Centeno. Os estudantes Gustavo Bizarro Soares e Vinícius Tochetto apresentaram o projeto de pesquisa DECIFRA: Desenvolvimento de Itens Táteis, orientado pela professora Carmen Iara Walter Calcagno. 
Os estudantes Vinícius Eduardo da Rosa Weck Machado e Bruno Ryan da Silva apresentaram o projeto DECIFRA, com orientação do professor Cristiano Linck, na seçãõ 1ª Mostra de Inovação Mão na Massa, que expõe produtos e protótipos, entre outras soluções tecnológicas desenvolvidas por estudantes. A participação rendeu aos estudantes o prêmio de primeiro lugar na mostra.
A estudante Yasmin Costa da Silva participou da seção 7º Encontro de Cultura do IFSul, que promove a valorização das diferentes linguagens artísticas e culturais presentes no IFSul, com o projeto 7ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, orientado por Shelley do Nascimento Campos Polycarpo. As estudantes Ana Clara da Fontoura Machado, Antônia da Luz Sobral Campos e Camila Klein Dornelles também participaram apresentando o projeto VIII Encontro de Arte, Cultura e Cidadania, orientado pelo professor João Gabriel Loures Tury.
Na seção 11ª Mostra de Extensão do IFSul, espaço para divulgação de projetos de extensão desenvolvidos nos câmpus, os estudantes Yasmin Teixeira Wiedenhoft e Vicente Carioli Ferreira apresentaram o projeto IFOMAT, com orientação do professor Marcelio Adriano Diogo. A participação rendeu aos estudantes a premiação de 3º lugar na Mostra.
Já na seção 5ª Mostra de Projetos de Ensino do IFSul, que apresenta projetos de ensino registrados e desenvolvidos nos 14 câmpus do Instituto, a estudante Marina Jacob Hendler foi premiada com o 1º lugar pela apresentação do projeto de ensino Clube de Foguetes, orientado pela professora Camila Fernandes Cardozo. O estudante Ygor de Oliveira Bitencourt apresentou o projeto Escolas Esportivas 2025, com orientação dos professores Roberto Tierling Klering e Tarciana Angelica Lopes Damato, sendo premiado com o 2º lugar.
A Mostra de Produção do IFSul 2025 contou também com a seção 1º Torneio de Robótica IFSul - IFROB, que envolve o desenvolvimento de robôs que devem cumprir missões específicas, o que fomenta habilidades técnicas, criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas por meio da robótica.
Esses resultados e a excelente participação em um evento tão importante reafirmam o compromisso do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul com a produção científica, cultural, tecnológica e social, desenvolvida por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. Parabéns aos estudantes, professores e técnicos administrativos envolvidos!