Primeira turma de Caldeireiro oferecida no IFSul - Sapucaia do Sul tem aula inaugural
Evento ocorreu no dia 10 de outubro e contou com falar importantes de gestores da Petrobras no Estado
* Por Comunicação Programa Autonomia e Renda
Para celebrar o início do curso de Caldeireiro oferecido pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Campus Sapucaia do Sul, a turma participou de uma aula inaugural no dia 10 de outubro. Incentivo e integração marcaram esse momento especial. A atividade contou com uma palestra de gestores da Petrobras no Estado.
Na abertura do evento, representantes das instituições parceiras do Programa destacaram a importância da perseverança e do apoio entre os colegas para que todos consigam vencer obstáculos da jornada e concluir a qualificação profissional. Caldeireiro é uma Formação Inicial e Continuada (FIC) com duração de nove meses, período em que ocorrerão atividades teóricas e práticas no turno da manhã.
Essa é a primeira turma do curso realizada pelo Programa no IFSul e as aulas começaram no dia 18 de setembro. São 35 estudantes, sendo quase 70% mulheres. Rosemar Moreira da Luz é uma das alunas e foi eleita a representante da turma. Com 44 anos, há 22 não frequentava uma sala de aula. Por isso, considera a experiência desafiadora, mas afirma estar gostando. “Os colegas com experiência em indústria auxiliam os demais. Cada um tem a sua dificuldade, mas todos se ajudam”, conta a aluna, que tem dois filhos, um de 15 e outro de 20 anos de idade. Rosemar trabalhou em diferentes áreas e desde o mês de abril está desempregada. “Com o curso, espero ter uma profissão e uma estabilidade financeira”, declara.
Qualificação técnica deve estar acompanhada de valores como segurança e respeito
Durante a aula inaugural, a turma conheceu mais sobre as unidades da Petrobras no Rio Grande do Sul. As diferentes atividades dos profissionais de caldeiraria, a importância dessa função nas operações da empresa e a demanda constante por profissionais com essa formação também foram destacadas. A palestra foi proferida pelo gerente da Usina Termelétrica Canoas (UTE Canoas), Emerson Gomes da Costa; o gerente setorial de Manutenção da UTE Canoas, Ismael Augusto Grehs; e o supervisor da empresa RTT Engenharia, prestadora de serviços da Petrobras, Júlio César de Campos Alves.
Emerson estimulou os estudantes a terem persistência. Lembrou que, mesmo com os desafios que podem surgir ao participar de uma qualificação profissional quando já se tem responsabilidades com a família e a manutenção da casa, caso de muitos dos alunos, a formação vai ampliar horizontes e trazer perspectivas de boas oportunidades. Segundo ele, a demanda por mão de obra qualificada é estrutural. “Caldeiraria é uma base muito importante para qualquer obra, ainda adicional à rotina das unidades. A demanda por essa formação é persistente ao longo do tempo e vai ser sempre importante para os momentos em que a gente precisar realizar obras, construir gasodutos, navios, dar manutenção. Essa formação possivelmente não vai ficar sem oportunidades.”
O gerente da UTE Canoas deu dicas sobre o que é necessário para ser um bom profissional. Ter uma base técnica de qualidade, que o curso do Programa Autonomia e Renda Petrobras oferece, é o ponto de partida e deve vir acompanhado de conhecimentos e atitudes que valorizem a segurança no trabalho, o respeito às pessoas e à diversidade. “Estejam sempre de mente aberta, tanto profissionalmente, para realizar os trabalhos, como também no respeito às pessoas e ao se respeitar, não se deixar sofrer algum preconceito. Isso é muito importante para a Petrobras”, aconselhou.
Entre as autoridades presentes na aula inaugural estiveram ainda a coordenadora de Articulação dos Institutos Federais no Programa Autonomia e Renda Petrobras, Cátia Cristina Brito Viana; a coordenadora-adjunta, Angela Rangel Ferreira Tesser; o coordenador-geral do Programa no IFSul, Endrigo Pereira Lima; o coordenador local, André Capellão de Paula; a coordenadora-geral pela Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), Isabel Cristina Ferreira Gravato; o diretor-geral do Campus Sapucaia do Sul, Fábio Roberto Moraes Lemes. Participaram a presidenta do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul, Miriam Ribeiro Cabreira; a secretária municipal de Trabalho e Geração de Renda de Sapucaia do Sul, Raquel Moraes; e a coordenadora-geral do Programa no IFRS, Leila Schwarz.
Novas turmas do Programa no IFsul serão ofertadas em breve. Acompanhe as novidades e saiba mais no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais @ifsul_sapucaia. Acesse também as redes sociais @petrobras.
Saiba mais sobre a profissão de Caldeireiro aqui.