Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Representantes do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul entregam documento ao Ministério da Educação em cerimônia de posse do novo reitor
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Representantes do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul entregam documento ao Ministério da Educação em cerimônia de posse do novo reitor

Cerimônia ocorreu em Pelotas, na última quarta-feira e contou com a presença do Ministro da Educação

  • Publicado: Sexta, 22 de Agosto de 2025, 17h22
  • Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 17h22

Nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, o IFSul Câmpus Sapucaia do Sul esteve presente na cerimônia de posse do reitor do IFSul, professor Carlos Correa. A solenidade, conduzida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, ocorreu em Pelotas.

Integraram a comitiva de representação do câmpus Sapucaia do Sul o diretor-geral, professor Fabio Lemes; a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Marineiva Manganelli; o diretor de Administração, Planejamento e Estrutura, técnico-administrativo Rafael Silveira; e o professor Roberto Sobrinho, que acompanhou estudantes na apresentação de projetos.

Entre as representações estudantis, estiveram presentes: Alice dos Santos, representante do DCE; June Echer, presidenta do Grêmio Estudantil; Eduarda Dimer, secretária-geral do Grêmio Estudantil; Cristiano Osório, estudante do curso Técnico em Administração na modalidade EJA/EPT e representante dos estudantes com deficiência; Mateus Garcia, estudante do curso Técnico em Eventos e bolsista de Extensão; Vinícius Rodrigues, estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e monitor de inclusão; e Kaue Leal, estudante do curso Técnico em Mecânica.

Na ocasião, foram apresentados alguns projetos desenvolvidos no câmpus Sapucaia. Entre eles, o projeto DECIFRA – Ambiente e Acessibilidade, apresentado pelo estudante Vinícius Weck Machado; o projeto AudioSeg: Sistema de Detecção e Localização de Eventos Sonoros, apresentado pelos estudantes Guilherme Henrique Gomes e Felipe Bianchi Stefens; e o projeto Clube de Leitura Fácil, apresentado pela estudante Manuela Vicente dos Santos.

Também esteve presente à cerimônia o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Breganoli, com quem a comitiva estabeleceu contatos institucionais, visando apresentar o instituto e seus projetos. Na oportunidade, os estudantes June e Cristiano entregaram ao ministro Camilo Santana um documento com a síntese das demandas do câmpus.

Durante a cerimônia, além do discurso do reitor, professor Carlos Correa, que ressaltou a força da instituição e reafirmou o compromisso de seguir fortalecendo o IFSul, houve uma fala marcante da estudante Isadora, representante escolhida pelo conjunto das entidades estudantis. Em sua intervenção, ela apresentou as demandas do corpo discente, em grande parte elaboradas por estudantes do câmpus Sapucaia, fazendo questão de destacar esse aspecto em público.

O ministro Camilo Santana, por sua vez, reconheceu os desafios da educação brasileira e reafirmou o papel central da educação profissional e tecnológica. Comprometeu-se com a expansão da Rede Federal e com a consolidação de suas unidades, destacando investimentos em refeitórios, o projeto de lei em tramitação para ampliação do quadro de servidores e o aumento dos recursos de custeio, que devem passar de R$ 2,5 bilhões para R$ 3,5 bilhões até 2027.

A cerimônia, além de valorizar o IFSul em sua totalidade, constituiu-se em um momento especial de aproximação com as maiores autoridades da educação brasileira. O ministro, acompanhado do reitor, visitou cada projeto exposto, dialogando diretamente com os estudantes. Sem dúvida, tratou-se de um evento de grande relevância para todo o IFSul, no qual a delegação de Sapucaia do Sul cumpriu plenamente seu papel de representar o câmpus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página