Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFSul Câmpus Sapucaia recebe dupla titulação pelo Programa de Cooperação Luso-brasileira para Formação de Engenheiros
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudante do IFSul Câmpus Sapucaia recebe dupla titulação pelo Programa de Cooperação Luso-brasileira para Formação de Engenheiros

O estudante embarcou para Portugal em 2022 e retorna agora com a graduação em Engenharia Mecânica e o mestrado em Gestão Industrial concluídos

  • Publicado: Sexta, 11 de Julho de 2025, 19h52
  • Última atualização em Sexta, 11 de Julho de 2025, 19h56

No dia 2 de julho, o IFSul Câmpus Sapucaia do Sul realizou uma reunião para marcar a conclusão de uma experiência inédita na instituição: o estudante Deividi Hartmann é o primeiro aluno do câmpus a obter dupla titulação por meio do Programa de Cooperação Luso-Brasileira para Formação de Engenheiros, estabelecido entre o IFSul e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal.

Participaram do encontro a chefia do Departamento de Ensino, a coordenação do curso superior de Engenharia Mecânica, a chefia de gabinete e representantes do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), setor responsável pela implementação do acordo. A homenagem destacou a trajetória acadêmica de Deividi, que embarcou para Portugal em setembro de 2022 e, desde então, desenvolveu atividades de pesquisa no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), unidade integrante do IPP.

Durante o período no exterior, o estudante realizou pesquisas que resultaram tanto no Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Engenharia Mecânica quanto em uma dissertação de mestrado na área de Gestão Industrial. Entre as experiências vivenciadas, também esteve a participação no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE), que promove uma competição de projetos inovadores entre institutos politécnicos portugueses. A equipe da qual Deividi fez parte conquistou o segundo lugar na etapa nacional da competição, o que possibilitou que o projeto, intitulado Link Me Up – 1000 ideias, fosse apresentado em Limerick, na Irlanda.

O professor Pedro Hernandez, coordenador do NAI, destacou que Deividi foi o primeiro estudante do câmpus a manifestar interesse em participar da iniciativa. “É muito significativo ver esse acordo em andamento e, ao mesmo tempo, reconhecer todo o empenho do Deividi em cada etapa do processo”, afirmou.

Para o chefe do Departamento de Ensino, Marcelio Diogo, a experiência pode contribuir para motivar outros estudantes: “Ter um colega que passou por essa vivência é uma referência importante e pode ampliar as perspectivas de quem está na graduação.”

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Paulo Holweg, comentou sobre os impactos da mobilidade na formação acadêmica e pessoal do estudante: “Buscamos oferecer aqui toda a estrutura possível para que eles se sintam preparados lá. A experiência contribui significativamente para o desenvolvimento dos alunos.”

A trajetória de Deividi Hartmann representa um marco institucional e sinaliza novas possibilidades de internacionalização e mobilidade acadêmica para estudantes do câmpus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página