Estudantes do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFSul - Campus Sapucaia do Sul recebem as boas-vindas de gestores das instituições parceiras
O evento ocorreu no dia 30 de abril, no auditório Pedro Kaizer e contou com a participação de gestores das instituições parceiras do Programa Autonomia e Renda Petrobras
Por Comunicação Programa Autonomia e Renda
Para dar as boas-vindas aos estudantes do curso de Auxiliar de Serviços Diversos do Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma aula inaugural foi promovida no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Campus Sapucaia do Sul no dia 30 de abril de 2025. A atividade contou com a participação de gestores das instituições parceiras do Programa e foi composta pela palestra “Educação, Autonomia e Cidadania”, ministrada pela economista Marlise Sozio Vitcel.
Nas falas da mesa de abertura, as autoridades parabenizaram a turma e destacaram o quanto o conhecimento pode significar novas oportunidades. Representando a Petrobras, a gerente setorial de Planejamento e Controle da Refinaria Alberto Pasquaini (Refap), Daziane Fagundes de Mattos, incentivou os estudantes: “O conhecimento é nosso maior patrimônio, com ele podemos conquistar nossa liberdade, nosso trabalho, melhorar de vida. Aproveitem.”
A coordenadora de Articulação dos IFs no Programa, Cátia Cristina Brito Viana, saudou os alunos por terem aceitado o desafio de retornar para a sala de aula. “A gente sabe que, por adversidades na vida, muitos tiveram que parar de estudar para se dedicar à família, ao trabalho ou a outras questões. E agora decidiram superar essa resistência e se qualificar.” Ela acrescentou que o programa já começa a dar frutos, com empregabilidade e transformação para egressos das primeiras turmas.
Os sonhos que acompanham essa retomada aos estudos foram lembrados pela coordenadora-geral do Programa na Fundação de Apoio ao IFSul (Faifsul), Isabel Cristina Ferreira Gravato. “Se em algum momento vocês tiverem dificuldades, lembrem-se do sonho de vocês e agarrem-se a ele”, destacou Isabel, que representou o diretor-presidente da Fundação, Osmar Renato Brito Furtado.
A abertura da aula inaugural contou também com falas do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, Vinicius Martins, representando o reitor; do diretor-geral do Campus Sapucaia do Sul, Fábio Roberto Moraes Lemes; e do coordenador-geral do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFsul, Endrigo Pereira Lima.
Na palestra, Marlise Vitcel promoveu reflexões sobre a educação como um direito social e uma necessidade para entender o mundo e acessar outros direitos, contribuindo para que a cidadania seja exercida de forma plena.
Diversidade na turma
Esta é a segunda turma do Programa Autonomia e Renda Petrobras ofertada pelo IFSul e a primeira no Campus Sapucaia do Sul. As aulas começaram no dia 16 de abril e ocorrerão por três meses. São 36 matriculados, com idades que variam de 20 a mais de 60 anos. Do total de estudantes, são 29 mulheres e 14 autodeclarados pretos e pardos.
O entusiasmo da estudante Joziane Cristina de Lima Silveira, de 46 anos, em relação às aulas demonstra o quanto o curso pode representar novas perspectivas. Desligada da empresa em que trabalhava quando o primeiro filho nasceu, há cerca de dez anos não atua no mercado de trabalho. “Tenho prazer em acordar pela manhã e vir para o IFSul. Um curso desse abre portas e aumenta a autoestima. São muitas pessoas de diferentes lugares, com muitas conexões. Espero conseguir me preparar ainda mais para retornar ao mercado”, comentou.
O curso, de Formação Inicial e Continuada (FIC), alia teoria e prática e inclui conteúdos de segurança do trabalho e meio ambiente; noções de 5S; higienização de instalações, equipamentos e móveis; noções básicas de almoxarifado, logística e habilidade para pequenos reparos de manutenção.
Sobre o Programa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho.
O público prioritário são pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, especialmente as pertencentes a grupos minorizados (como pretos, pardos, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros). Além das aulas, os participantes recebem bolsas-auxílio mensais que contribuem para a permanência nos cursos.
Lançado em junho de 2024, o programa é uma parceria entre a Petrobras e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi SENAI SESI. O IFSul é um dos parceiros desde as primeiras iniciativas. Realizou uma turma de Auxiliar de Serviços em São Leopoldo no ano de 2024. Para 2025, além da turma que está começando no Campus Sapucaia do Sul, novos cursos estão previstos para ocorrer na mesma unidade.
As oportunidades podem ser acompanhadas no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais @ifsul_sapucaia.
Redes Sociais