Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul Câmpus Sapucaia recebe Estação Meteorológica Automática do INMET
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul Câmpus Sapucaia recebe Estação Meteorológica Automática do INMET

A estrutura coleta informações meteorológicas a cada minuto, contribuindo para a precisão das informações sobre o clima e o tempo no país.

  • Publicado: Sexta, 21 de Março de 2025, 15h43
  • Última atualização em Sexta, 21 de Março de 2025, 15h51

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o IFSul fecharam um acordo de cooperação técnica para a instalação de uma Estação Meteorológica Automática (EMA) no Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. A instituição cederá o local para que o INMET instale a estrutura, que contará com aparelhos para medições de chuva, radiação solar, temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, entre outros aspectos, tão importantes em um momento em que fenômenos meteorológicos extremos têm se tornado cada vez mais recorrentes.

A instalação da EMA requer uma área mínima de 14m por 18m de gramado, onde a estação ficará cercada por tela metálica. A instalação e o cercamento serão realizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, e o Câmpus deverá garantir a integridade física e a limpeza do local, como o corte da grama da área. Assim, após avaliação da equipe que esteve presente no local no dia 19/03, foi escolhido o campo atrás da área da educação física.

Uma Estação Meteorológica Automática coleta, a cada minuto, informações meteorológicas representativas da área em que está localizada, e, a cada hora, esses dados são disponibilizados gratuitamente através da internet (ACESSE AQUI O PORTAL DO INMET), onde são utilizados na elaboração de previsões do tempo, entre outros serviços meteorológicos. Dessa forma, como instituição parceira, o IFSul também poderá receber essas informações a cada hora.

Para o Diretor-Geral, professor Fabio Lemes, a EMA será também um espaço de educação ambiental que permitirá o desenvolvimento de diferentes projetos que dialoguem com os dados gerados. O professor afirmou que já solicitou que a parceria propicie cooperação entre as ações do Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI) e reforçou que “o mais importante é nossa cooperação com este importante órgão público na produção de dados que contribuem com um dos principais desafios do país, que é a questão climática”.

Com essa parceria, o IFSul reforça seu compromisso com o desenvolvimento de projetos de educação ambiental e contribui para o monitoramento de condições meteorológicas em uma época marcada por fenômenos climáticos extremos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página