Aluno do curso de Engenharia Mecânica do IFSul Sapucaia fará intercâmbio no Canadá
O intercâmbio faz parte do programa ELAP e será realizado na Universidade de Quebec em Trois-Rivières, com duração de 4 meses. O estudante foi o único brasileiro selecionado para receber bolsa do Governo Canadense.
O estudante do curso de Engenharia Mecânica do IFSul câmpus Sapucaia do Sul Henrique Walter está embarcando para o Canadá, onde fará intercâmbio durante 4 meses na Universidade de Quebec em Trois-Rivières, na cidade de Trois-Rivières, província de Quebec. O intercâmbio faz parte do o programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) e Henrique foi o único brasileiro selecionado para receber uma bolsa do governo Canadense.
Henrique tem dupla diplomação pelo IFSul e pela Escola de Engenharia Sigma Clermont, onde também realizou intercâmbio entre 2021 e 2023 através do Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Brafitec). A viagem para o Canadá é uma nova parceria firmada entre o IFSul Sapucaia do Sul com a Universidade de Quebec, localizada na única província do Canadá de língua francesa. A universidade tem uma estrutura parecida com a dos Institutos Federais, pois também é multicampi.
O professor Pedro Hernandez ressaltou o trabalho em conjunto realizado pelo curso de Engenharia Mecânica com o Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) do câmpus. “Para nós, tanto do curso de Engenharia Mecânica quanto no Núcleo de Assuntos Internacionais, que trabalham de forma conjunta, é algo muito relevante, pois consolida mais um país em que colocamos nossos estudantes do IFSul Sapucaia a partir de parcerias firmadas diretamente com nosso curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense”. O IFSul também possui atualmente parcerias com as universidades francesas de Sigma Clermont, onde os estudantes podem obter dupla diplomação; o Instituto de Tecnologia de Grenoble; a Escola de Minas de Alès e a Universidade de Montpellier. Além disso, estudantes de engenharia mecânica do IFSul também podem obter dupla diplomação pelo Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.
Para a professora Marineiva Manganeli, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica do IFSul câmpus Sapucaia do Sul, é uma alegria ter um estudante que abrace estas oportunidades. “Ter um estudante que vai para o exterior estudar, se aprimorar, e que retorna para nosso câmpus com este conhecimento é muito importante”. A docente também reafirma a importância de que todos os estudantes compreendam que estas oportunidades estão abertas a todos que tiverem interesse. Segundo a professora, o Núcleo de Assuntos Internacionais tem realizado momentos em conjunto com a Coordenação de Engenharia Mecânica para esclarecer dúvidas referentes às oportunidades de intercâmbio, além de incentivar os discentes a se inscreverem. “Espero que isso sirva para que outros estudantes se espelhem nele e também busquem realizar intercâmbios” finalizou a coordenadora.
Henrique considera muito importante que os estudantes sejam instruídos a se dedicarem aos estudos desde o início para que tenham um bom coeficiente de rendimento, visto que é utilizado para classificação nos editais de intercâmbio. Além disso, o aluno reforça a necessidade de estudar um outro idioma. Em seu caso, o idioma escolhido foi o francês, em que adquiriu nível B1, requisito para realizar intercâmbio com bolsa do Brafitec.
O estudante conta que sua estadia na França foi de muito aprendizado, pois durante os dois anos em que esteve no país, conquistou o Mestrado e realizou dois estágios, sendo um na empresa Michelin e outro na Airbus, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Henrique reforça que essas oportunidades abriram muitas portas, tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, realizar intercâmbio é uma forma de conhecer outros países e suas culturas, além de praticar o idioma.
Para Henrique, esta é uma oportunidade para desenvolver e apoiar o IFSul câmpus Sapucaia do Sul no desenvolvimento de pesquisas, firmando parcerias e realizando estudos na área de Manufatura Aditiva (Impressão 3D). “Só tenho a agradecer ao IF por esta oportunidade, e ao professor Pedro principalmente, pois sempre me incentivou a me inscrever e a fazer este intercâmbio” relata.
Redes Sociais