Ir direto para menu de acessibilidade.
Copyright © 2025 Instituto Federal Sul-rio-grandense. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do curso de Engenharia Mecânica do IFSul Sapucaia fará intercâmbio no Canadá
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluno do curso de Engenharia Mecânica do IFSul Sapucaia fará intercâmbio no Canadá

O intercâmbio faz parte do programa ELAP e será realizado na Universidade de Quebec em Trois-Rivières, com duração de 4 meses. O estudante foi o único brasileiro selecionado para receber bolsa do Governo Canadense.

  • Publicado: Quinta, 26 de Dezembro de 2024, 10h47
  • Última atualização em Segunda, 06 de Janeiro de 2025, 14h44

O estudante do curso de Engenharia Mecânica do IFSul câmpus Sapucaia do Sul Henrique Walter está embarcando para o Canadá, onde fará intercâmbio durante 4 meses na Universidade de Quebec em Trois-Rivières, na cidade de Trois-Rivières, província de Quebec. O intercâmbio faz parte do o programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) e Henrique foi o único brasileiro selecionado para receber uma bolsa do governo Canadense. 

Henrique tem dupla diplomação pelo IFSul e pela Escola de Engenharia Sigma Clermont, onde também realizou intercâmbio entre 2021 e 2023 através do Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Brafitec). A viagem para o Canadá é uma nova parceria firmada entre o IFSul Sapucaia do Sul com a Universidade de Quebec, localizada na única província do Canadá de língua francesa. A universidade tem uma estrutura parecida com a dos Institutos Federais, pois também é multicampi.

O professor Pedro Hernandez ressaltou o trabalho em conjunto realizado pelo curso de Engenharia Mecânica com o Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) do câmpus. “Para nós, tanto do curso de Engenharia Mecânica quanto no Núcleo de Assuntos Internacionais, que trabalham de forma conjunta, é algo muito relevante, pois consolida mais um país em que colocamos nossos estudantes do IFSul Sapucaia a partir de parcerias firmadas diretamente com nosso curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense”. O IFSul também possui atualmente parcerias com as universidades francesas de Sigma Clermont, onde os estudantes podem obter dupla diplomação; o Instituto de Tecnologia de Grenoble; a Escola de Minas de Alès e a Universidade de Montpellier. Além disso, estudantes de engenharia mecânica do IFSul também podem obter dupla diplomação pelo Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

Para a professora Marineiva Manganeli, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica do IFSul câmpus Sapucaia do Sul, é uma alegria ter um estudante que abrace estas oportunidades. “Ter um estudante que vai para o exterior estudar, se aprimorar, e que retorna para nosso câmpus com este conhecimento é muito importante”. A docente também reafirma a importância de que todos os estudantes compreendam que estas oportunidades estão abertas a todos que tiverem interesse. Segundo a professora, o Núcleo de Assuntos Internacionais tem realizado momentos em conjunto com a Coordenação de Engenharia Mecânica para esclarecer dúvidas referentes às oportunidades de intercâmbio, além de incentivar os discentes a se inscreverem. “Espero que isso sirva para que outros estudantes se espelhem nele e também busquem realizar intercâmbios” finalizou a coordenadora.

Henrique considera muito importante que os estudantes sejam instruídos a se dedicarem aos estudos desde o início para que tenham um bom coeficiente de rendimento, visto que é utilizado para classificação nos editais de intercâmbio. Além disso, o aluno reforça a necessidade de estudar um outro idioma. Em seu caso, o idioma escolhido foi o francês, em que adquiriu nível B1, requisito para realizar intercâmbio com bolsa do Brafitec.

O estudante conta que sua estadia na França foi de muito aprendizado, pois durante os dois anos em que esteve no país, conquistou o Mestrado e realizou dois estágios, sendo um na empresa Michelin e outro na Airbus, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Henrique reforça que essas oportunidades abriram muitas portas, tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, realizar intercâmbio é uma forma de conhecer outros países e suas culturas, além de praticar o idioma.

Para Henrique, esta é uma oportunidade para desenvolver e apoiar o IFSul câmpus Sapucaia do Sul no desenvolvimento de pesquisas, firmando parcerias e realizando estudos na área de Manufatura Aditiva (Impressão 3D). “Só tenho a agradecer ao IF por esta oportunidade, e ao professor Pedro principalmente, pois sempre me incentivou a me inscrever e a fazer este intercâmbio” relata.

registrado em:
Fim do conteúdo da página