IFSul Sapucaia do Sul apresenta dois projetos na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
O evento é uma realização do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e está acontecendo no Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF.
Entre os dias 26 e 28 de novembro, está ocorrendo a 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O evento é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), e ocorre no Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF.
Com o tema “Inclusão, Inovação e Sustentabilidade”, o evento busca divulgar a educação profissional e tecnológica, ampliando o reconhecimento social e sua atratividade. Para isso, são promovidos momentos de interação e trocas, competições e debates entre projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições que ofertam educação profissional.
No ano de 2023, o IFSul teve destaque com projetos do câmpus Sapucaia do Sul apresentados em mídias nacionais. Já em 2024, 10 câmpus do IFSul apresentaram projetos, sendo dois desenvolvidos no IFSul câmpus Sapucaia do Sul: O projeto DECIFRA, voltado para o desenvolvimento de sinalização tátil para acessibilidade de deficientes visuais; e o +PCD 4.0, que utiliza manufatura aditiva (impressão 3D) para desenvolver soluções para pessoas com deficiência. Nesta edição do evento, o câmpus Sapucaia está sendo representado pela servidora Eliane da Mota; a estudante do curso Técnico em Mecânica Sara Borges; o aluno do curso de Engenharia Mecânica Ricardo Apellaniz; e o Diretor-geral Fabio Lemes.
O projeto DECIFRA é coordenado pela professora Carmen Calcagno e tem a participação dos professores Durval de Borba Junior e Cristiano Linck, além da técnica de laboratório Eliane da Mota. Atualmente, fazem parte do projeto os estudantes do curso de Engenharia Mecânica Ricardo Apellaniz e Vinicius Tocchetto, as estudantes do curso técnico em Plásticos Graziela Rossoni e Isabelle Serrano Hochscheidt, os alunos Bruno da Silva e Lívia Machado, do curso técnico em Informática e o aluno Vinícius Machado, do curso técnico em Mecânica. O projeto surgiu em 2019 e desenvolve placas de sinalização acessíveis utilizando impressão 3D, bem como materiais biodegradáveis e reciclados. Você pode conferir mais informações sobre o DECIFRA clicando AQUI.
O projeto +PCD 4.0 é coordenado pelo professor Luis Ricardo Pierobon com a participação do professor Pedro Hernandez Junior, bem como dos estudantes do curso técnico em mecânica Sara Borges e Bruno Dill e da e aluna Priscila Seguiné, do curso técnico em Plásticos. O projeto desenvolve soluções inovadoras para pessoas com deficiência através da manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D.
Além dos projetos, o câmpus está expondo o mini-troféu de Fórmula 1 para ilustrar como ocorre o processo de injeção no curso Técnico em Plásticos e ainda relembrar o surgimento do câmpus. Também estão sendo apresentadas as edições do livro Histórias que Merecem Serem Contadas, que demonstra a atuação de destaque do câmpus na educação profissional para jovens e adultos.
Redes Sociais