Engenharia Mecânica do IFSul é destaque no ranking da Folha de São Paulo
A folha de São Paulo publica anualmente o Ranking Universitário Folha (RUF), que nesta edição apontou o curso de Engenharia Mecânica do IFSul câmpus Sapucaia do Sul e câmpus Passo Fundo na 91ª posição entre os 400 cursos analisados
O jornal Folha de São Paulo realiza desde 2012 um mapeamento para avaliar o ensino superior no Brasil. Os resultados são publicados no Ranking Universitário Folha (RUF), que aponta as melhores universidades e os melhores cursos considerando aspectos como pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
Na edição de 2024, foram analisadas mais de 400 instituições que ofertam o curso de Engenharia Mecânica, e o IFSul câmpus Sapucaia do Sul e câmpus Passo fundo ficaram na 91ª colocação, dentre todas as instituições tanto públicas quanto privadas. Além disso, dentre os 54 Institutos Federais que ofertam o curso de Engenharia Mecânica, o IFSul foi o primeiro colocado.
O curso de Graduação em Engenharia Mecânica do IFSul câmpus Sapucaia do Sul, criado em 2010, valoriza a formação crítica e reflexiva e desenvolve frequentemente novas tecnologias que atuam na identificação e resolução de problemas. Dessa forma, seus egressos atuam em diversos setores, como indústrias de transformação, projeto de peças de diferentes materiais, controle de qualidade, energia, automobilístico, entre outros.
O curso tem aulas noturnas presenciais no câmpus Sapucaia do Sul, com duração de 10 semestres. O corpo docente é formado por profissionais competentes que realizam diversas pesquisas para desenvolvimento de produtos e inovação. O IFSul câmpus Sapucaia possui também um convênio com a Escola de Engenharia Sigma Clermont, na França, que permite que os graduados em Engenharia Mecânica no IFSul que fazem intercâmbio na instituição francesa possuam dupla-diplomação, podendo atuar tanto no Brasil como nos países da União Europeia. O curso também tem a possibilidade de intercâmbio em Portugal, junto ao Instituto Politécnico do Porto.
O Diretor Geral do IFSul Câmpus Sapucaia do Sul, professor Fábio Lemes, salientou que resultados como este são muito significativos. “Atingir resultados deste nível é um desafio constante em especial para um curso de oferta noturna para estudantes já inseridos no mundo do trabalho, mas nosso coletivo de servidores docentes, administrativos e estudantes vêm alcançando e se superando”, afirmou o diretor.
Redes Sociais