Ocorre nesta semana o 13º Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul – INOVTEC
O evento tem como tema "Os desafios da Inteligência Artificial para a Engenharia Mecânica” e contará com apresentações de artigos e palestras, além de roda de conversa, mesa redonda e apresentação musical.
Nesta semana, acontece o 13º Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul – INOVTEC, no Câmpus Sapucaia do Sul do IFSul. O evento, que se inicia nesta terça-feira (22), será realizado de forma presencial e traz como tema principal "Os desafios da Inteligência Artificial para a Engenharia Mecânica."
Realizado anualmente, o seminário visa apresentar inovações e tecnologias aplicadas em pesquisas acadêmicas, sociais e industriais. O objetivo é promover a troca de experiências entre pesquisadores, profissionais de mercado, estudantes e docentes envolvidos com a temática da inovação.
A programação se estende até quinta-feira (24), com participação gratuita e aberta a toda a comunidade. Além de apresentações de artigos, o evento contará com palestras, rodas de conversa, coffee breaks e apresentação musical.
As atividades têm início às 19h desta terça-feira, no auditório Pedro Kaizer, com a palestra do professor Felipe de Moraes sobre “Aplicações Práticas da IA no Mundo Corporativo.”. Ainda no mesmo dia, Carlos Schmidt abordará o tema “A Manufatura Aditiva aumentando a eficiência no chão de fábrica.”.
Na quarta-feira (23), as atividades começam às 15h com a apresentação de artigos no mini-auditório e no laboratório de administração. À noite, o grupo SWE apresenta a temática "Mulheres na Engenharia", seguido de uma roda de conversa com os alunos Gabriel Nunes e Wiliam Philipsen, que compartilharão suas experiências de pesquisa em Portugal, fruto da cooperação entre o IFSul Sapucaia do Sul e o ISEP/IPP Portugal. A programação também inclui a palestra do professor Diego Wermuth sobre a startup surgida de projetos de pesquisa em parceria com o IFSul, explorando o avanço tecnológico nas indústrias brasileiras.
O último dia do evento (24) começa às 16h com a palestra da professora Elka Ojeda, que discutirá o projeto de uma máquina para a colheita de alho nas Cordilheiras Andinas venezuelanas. Na sequência, Vinícius da Rocha abordará o ciclo de desenvolvimento de produtos, enquanto Wesley Furtado apresentará a startup Vert Genèse-Green Chemistry, originada na UFPel.
À noite, o professor Roberto Ferreira falará sobre clima, matriz energética e hidrogênio verde, seguido da professora Angela Marques com o tema “A robô IFgenia” e da palestra de André Rosiak, que apresentará “Gêmeos Digitais e Simulação Avançada: O Futuro da Conformação Mecânica.”.
O encerramento do evento se dará com uma apresentação musical e coffee break.
A programação completa pode ser conferida AQUI.
Redes Sociais