Parceria possibilita intercâmbio nos cursos técnicos integrados do IFSul Sapucaia
Estudante belga realiza intercâmbio de estudos no curso Técnico em Eventos
Neste mês de agosto, o 3° ano do curso Técnico em Eventos do IFSul - Câmpus Sapucaia recebeu um novo estudante: vindo da Bélgica, Robbe Gilté está realizando um intercâmbio de estudos de 10 meses no Câmpus Sapucaia do Sul. O intercâmbio está ocorrendo através da parceria do IFSul Sapucaia com a American Field Service (AFS) Intercultura Brasil - Comitê Vale dos Sinos. A AFS é uma organização mundial que busca oferecer oportunidades interculturais de estudos em mais de 60 países, contando com uma rede de voluntários para hospedagem dos intercambistas. Gilté está hospedado em São Leopoldo junto a uma família voluntária do programa.
O estudante belga de 17 anos contou que sua decisão de participar do intercâmbio foi motivada pela curiosidade em relação a outras culturas e o crescimento pessoal que a experiência pode lhe trazer. Falante de francês, inglês e holandês (língua neerlandesa), o intercambista disse que está aprendendo português pelo aplicativo DuoLínguo. Apesar das barreiras linguísticas, o estudante está sendo auxiliado por colegas de curso e docentes durante sua adaptação. “Estamos contentes com a chegada de Robbe ao Curso de Eventos. Entendemos que essa não é apenas uma oportunidade de conhecimento para ele. Pois a convivência com ele é uma oportunidade de aprendizado, também, para as e os colegas de sua nova turma, assim como para todas e todos que tiverem contato com ele durante sua estada no Câmpus Sapucaia.”, afirmou a Coordenadora do curso Técnico em Eventos, professora Cássia A. Lopes.
Estudantes brasileiros também podem realizar intercâmbio no exterior através da AFS. Os programas ofertados pelo AFS são pagos pelos participantes, porém, a organização também oferece algumas bolsas para intercâmbio. Robbe Gilté é o quinto participante do programa no IFSul Sapucaia. “O convênio possibilita a vinda de estudantes, conforme interesse dos participantes e disponibilidade de famílias para a recepção. Famílias interessadas podem conhecer o programa junto ao Comitê Vale dos Sinos da AFS e se candidatar para receber estudantes intercambistas.”, explicou o professor Pedro Hernandez, coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais - NAI do Câmpus Sapucaia do Sul.
Conheça mais sobre os programas de intercâmbio da AFS: https://www.afs.org.br/
Entre em contato com o Comitê Vale dos Sinos: comite.valedosinos@afs.org
Redes Sociais